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dc.creatorMattos, Matheus da Silva-
dc.date.accessioned2024-02-21T19:40:06Z-
dc.date.available2024-02-21T19:40:06Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.citationMATTOS, Matheus da Silva. Implantação de ferramentas de gerenciamento de projetos em uma reforma de colégio público na região de Campo Mourão-PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33399-
dc.description.abstractAs a fundamental aspect of construction site management, it is a factor that, if well developed, can benefit both the company and the client, but if it is not developed effectively, it can lead to an unsatisfactory image for the company and cause losses. With this in mind, this work, carried out on the refurbishment of a public school in the Campo Mourão/PR region, aims to develop a comparison of two different periods on the construction site, where one is analyzed without any management tools just with a focus on collecting information and the other with the search for the ideal tool for continuous improvement of the process and its proper implementation. As a methodology, the initial period was monitored with minimal planning and the necessary data was collected, while the second period included DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control), a cycle of activities for applying the Six Sigma methodology. Each phase of this tool uses techniques and mechanisms that are effective in existing processes in order to define the process, measure it, analyze root causes, apply the necessary improvements and thus control all the development that has taken place. In conclusion, with the data and information collected and compared, it was observed that with the implementation of the management tool, the company had an increase in profitability in services and a consequent high motivation of employees by verifying the importance of services and their safety, attributing aspects that focus on improving the process as a whole.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)pt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectCanteiro de obraspt_BR
dc.subjectSix sigma (Quality control standard)pt_BR
dc.subjectBuildingpt_BR
dc.titleImplantação de ferramentas de gerenciamento de projetos em uma reforma de colégio público a região de Campo Mourão-PRpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of project management tools in a public-school renovation in the Campo Mourão-PR regionpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA gestão de obra sendo um aspecto fundamental no canteiro é um fator que caso bem elaborada pode beneficiar empresa e cliente, mas caso não tenha um desenvolvimento eficaz pode acarretar uma imagem não agradável da empresa e originar prejuízos. Neste sentido, o presente trabalho, realizado na reforma de um colégio público na região de Campo Mourão/PR, tem o intuito de desenvolver uma comparação de dois períodos diferentes na obra, onde um é analisado sem nenhuma ferramenta da gestão apenas com o foco na coleta de informação e outra com a busca da ferramenta ideal para a melhoria continua do processo e sua devida implantação. Enquanto metodologia, no período inicial foi feito um acompanhamento com um planejamento mínimo sendo realizada a coleta de dados necessárias e no segundo período foi inserido o DMAIC (Define, Measure, Analyse, Improve, Control) sendo um ciclo de atividades de aplicação da metodologia Six Sigma. Cada fase dessa ferramenta é utilizada técnicas e mecanismos que são eficazes em processos já existentes com a finalidade de definir o processo, medi-lo, analisar causas raízes, aplicar as melhorias necessárias e assim, controlar todo o desenvolvimento realizado. Concluindo, com os dados e informação coletadas e comparação foi observado que com a implantação da ferramenta da gestão a empresa teve um crescimento de rentabilidade nos serviços e uma consequente motivação elevada dos funcionários por verificarem a importância com os serviços e sua segurança, atribuindo aspectos que focam em melhorar o processo como um todo.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Jucélia Kuchla-
dc.contributor.referee1Vieira, Jucélia Kuchla-
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Goia Rosa de-
dc.contributor.referee3Braga, Sérgio Roberto Oberhauser Quintanilha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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