Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIsrael, Cleberson Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-02-21T16:31:46Z-
dc.date.available2024-02-21T16:31:46Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationISRAEL, Cleberson Ribeiro. Perspectivas financeiras na aposentadoria de servidores públicos do executivo federal: a educação financeira suplente à previdência pública. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33390-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Perspectivas financeiras na aposentadoria de servidores públicos do executivo federal: a educação financeira suplente à previdência públicapt_BR
dc.description.abstractGiven the recent transformations in the Brazilian political landscape, which have had a significant impact on the country's economy, concerns are growing regarding government spending and resource allocation. One of the primary areas of interest in this context is social security, representing one of the government's largest expenditures. These changes directly affect federal executive public servants who face a series of challenges. In addition to the well-known difficulties in obtaining adequate salary adjustments, these servants have been subject to the ceiling of the National Social Security Institute (INSS) since 2013, raising concerns about their financial futures. Furthermore, since 2019, new pension rules require them to work longer to qualify for retirement, emphasizing the need for financial planning. Thus, this dissertation aimed to address the financial outlook for retirement among federal executive public servants, considering financial education as a complement to public retirement. This is a content analysis research with a qualitative approach, using the Population-Concept-Context search strategy that analyzed academic productions between 2018 and 2023. It was possible to identify that academic works often theorize about the need for financial planning but leave unclear how professionals can actually engage in such planning. This study advanced by developing an investment action plan with the potential to stimulate reflections on retirement and financial education within families, serving as a starting point for interested individuals. The need for public servants to take advantage of available tools through financial education became evident. This will enable them to plan their retirement more effectively, complementing what is offered by the pension system and the public budget. Considering that the political and economic landscape is subject to further reforms over time, the ability to adapt and make informed decisions becomes even more critical to ensure financial stability in the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAposentadoriapt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectPoder executivopt_BR
dc.subjectPrevidência socialpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectRetirementpt_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.subjectExecutive powerpt_BR
dc.subjectInsurance, Socialpt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectBudgetpt_BR
dc.titlePerspectivas financeiras na aposentadoria de servidores públicos do executivo federal: a educação financeira suplente à previdência públicapt_BR
dc.title.alternativeFinancial perspectives in the retirement of federal executive public servants: financial education as a supplement to public pensionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDiante das recentes transformações no cenário político brasileiro, que exerceram um impacto significativo na economia do país, cresce a preocupação com os gastos governamentais e a alocação de recursos pelo Governo. Um dos principais focos desse interesse recai sobre a previdência social, que representa uma das maiores despesas do governo. Essas mudanças afetam diretamente os servidores públicos do executivo federal, que enfrentam uma série de desafios. Esses servidores, além de enfrentarem as dificuldades já conhecidas em obter reposições salariais adequadas, desde 2013 estão sob o limite do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que gera preocupação com seus futuros financeiros. Além disso, desde 2019, novas regras da previdência os obrigam a trabalhar por mais tempo para alcançar a aposentadoria, o que amplia a necessidade de planejamento financeiro. Desta forma esta dissertação buscou abordar as perspectivas financeiras na aposentadoria de servidores públicos do executivo federal, considerando a educação financeira como complemento à aposentadoria pública. Trata-se de uma pesquisa de análise de conteúdo, com abordagem qualitativa, utilizando a estratégia de busca População-ConceitoContexto que analisou produções acadêmicas entre 2018 e 2023. Foi possível identificar que os trabalhos acadêmicos, em muito, teorizam acerca da necessidade de planejamento financeiro, mas deixam vago como os profissionais podem fazer esse planejamento de fato. Este estudo avançou elaborando um plano de ação de investimentos, com potencial de proporcionar reflexões familiares sobre aposentadoria e educação financeira, servindo como ponto de partida aos indivíduos interessados. Ficou evidente a necessidade de os servidores públicos se apropriarem das ferramentas disponíveis por meio da educação financeira. Isso permitirá que eles planejem de forma mais assertiva sua aposentadoria, complementando o que é oferecido pela previdência e o orçamento público. Considerando que o cenário político e econômico está sujeito a mais reformas ao longo do tempo, a capacidade de adaptação e tomada de decisões informadas se torna ainda mais importante para garantir a estabilidade financeira no futuro.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0172-5682pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7808417912745968pt_BR
dc.contributor.advisor1Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4174-9619pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358pt_BR
dc.contributor.referee1Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4174-9619pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-0693-7377pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee3Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1513-4808pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189023141201438pt_BR
dc.contributor.referee4Sousa, Paulo Daniel Batista de-
dc.contributor.referee4IDhttp://lattes.cnpq.br/8658845404257844pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658845404257844pt_BR
dc.contributor.referee5Lima Filho, Raimundo Nonato-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-4953-5260pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8371310058634760pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
servidorespublicoseducacaofinanceira_produto.pdf11,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
servidorespublicoseducacaofinanceira.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons