Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33388
Título: | Avaliação da viabilidade técnica do emprego de óleo degomado de soja como aditivo em pastas |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of the technical feasibility of using degummed soybean oil as additive in pastes |
Autor(es): | Bacocina, Taísa Rocha |
Orientador(es): | Silva, Sarah Honorato Lopes da |
Palavras-chave: | Óleos vegetais Soja - Produtos Vegetable oils Soybean products |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Apucarana |
Citação: | BACOCINA, Taísa Rocha. Avaliação da viabilidade técnica do emprego de óleo degomado de soja como aditivo em pastas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022. |
Resumo: | No contexto da redução dos impactos da geração de resíduos e consumo de matéria-prima, discute-se sobre a possibilidade de substituir o uso de aditivos químicos comuns, os quais são melhoradores de desempenho que alteram as propriedades dos compostos, por composições de origem vegetal. O Brasil produz em grande escala óleos provenientes da Soja, com isto, considera-se interessante avaliar a possibilidade de utilizar um subproduto oriundo desta fabricação. Com isto, a presente pesquisa objetivou analisar tecnicamente a viabilidade da utilização do subproduto do óleo de soja, o Óleo Degomado, como aditivo. Para isto, realizou-se experimentos laboratoriais para análise da influência da adição do subproduto nas propriedades de consistência, retenção de água e resistência mecânica, por meio dos ensaios de Retenção de Fluxo, Mini Slump, Teor de Ar Incorporado e Resistência à Compressão. Estes ensaios foram realizados em pastas, as quais são o material base de concretos e argamassas, permitindo assim uma visualização mais assertiva sobre a interação do óleo com os materiais envolvidos. Para tanto, foram produzidas pastas com potenciais materiais aglomerantes como o Resíduo de Gesso e o Solo de Argila Areno-Siltosa, e também com aglomerantes comuns: a Cal Hidratada CH-III e o Cimento Portland CP-II-F-32. Nos resultados observou-se uma boa interação do Solo com o óleo em relação à fluidez e trabalhabilidade, apresentando melhoras significantes, mostrando a viabilidade do subproduto ser um aditivo plastificante ou superplastificante. Também foram obtidos resultados favoráveis quanto a possibilidade de o óleo ser usado como Aditivo Incorporador de Ar e Retardador de pega em todos os materiais ensaiados (sendo o Resíduo de Gesso testado no estado fresco apenas quanto a incorporação de ar), com exceção da Cal, que demonstrou possuir uma interação prejudicial com o objeto de análise, devido a aparição de fenômenos exsudantes, e diminuição de fluidez. No entanto, para todos os aglomerantes (comuns e alternativos) testados, obteve-se resultados negativos quanto ao uso do óleo degomado em relação à resistência à compressão. |
Abstract: | In the context of reducing the impacts of waste generation and raw material consumption, is discussed the possibility of replacing the use of common chemical additives, which are performance enhancers that change the properties of the compounds, with compositions of vegetable origin. Brazil produces in large-scale oils from Soybean, because of this, it is considered interesting to evaluate the possibility of using a by-product from this production. With this, the present research aimed to technically analyze the feasibility of using the by-product of soybean oil, Degummed Oil, as an additive. For this, laboratory experiments were carried out to analyze the influence of the addition of the by-product on the properties of consistency, water retention and mechanical strength, by means of Flow Retention, Mini Slump, Incorporated Air Content and Compression Strength tests. These tests were carried out in pastes, which are the base material for concrete and mortar, thus allowing a more assertive view of the interaction of oil with the materials involved. For this purpose, were produced pastes with potential agglomerant materials such as Gypsum Residue and Sand-Silt Clay Soil, and also with common agglomerants: Hydrated Lime CH-III and Portland Cement CP-II-F-32. In the results, it was observed a good interaction of the soil with the oil in relation to fluidity and workability, through the significant improvements, showing the viability of the by-product to be a plasticizer or superplasticizer additive. Favorable results were also obtained regarding the possibility of the oil being used as an Air Incorporating Additive and Set Retardant in all materials tested (with the Gypsum Residue tested in the fresh state only for the incorporation of air), with the exception of Lime, which proved to have a harmful interaction with the object of analysis, due to the appearance of exuding phenomena, and decreased fluidity. However, for all agglomerants (common and alternative) tested, were obtained negative results regarding the use of degummed oil in relation to compressive strength. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33388 |
Aparece nas coleções: | AP - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
degomadosojaaditivopastas.pdf | 6,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons