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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33378
Título: | Alfabetização científica e tecnológica no ensino de química: uma proposta baseada em ilha interdisciplinar de racionalidade e COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Technologycal and scientific lettering in chemistry teaching: a proposal based on interdisciplinary island of rationality and COVID-19 |
Autor(es): | Kuchla, Micheli |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Ensino - Metodologia Alfabetização Abordagem interdisciplinar do conhecimento COVID-19 (Doença) Chemistry - Study and teaching Teaching - Methodology Literacy Interdisciplinary approach to knowledge COVID-19 (Disease) |
Data do documento: | 23-Out-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | KUCHLA, Micheli. Alfabetização científica e tecnológica no ensino de química: uma proposta baseada em ilha interdisciplinar de racionalidade e COVID-19. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, tendo como tema a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), por meio da utilização da metodologia chamada Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), com a temática COVID-19 como proposta problematizadora. A pesquisa originou-se da importância de se trabalhar com a ACT num enfrentamento de uma pandemia. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida com os estudantes de um curso técnico em Farmácia de uma escola pública, situada em Prudentópolis (PR). O principal objetivo foi analisar, por meio da ACT, as contribuições da discussão referente ao tema COVID-19 e fármacos, para uma formação crítica deles. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre a temática COVID-19 e ACT, demonstrando sua classificação como uma das questões sociocientíficas mais importantes atualmente. A construção da IIR envolveu os temas fármacos, vacinas e fake news, e cada etapa foi analisada com o objetivo de identificar quais habilidades foram abordadas e adquiridas dentro dos critérios de uma ACT. A coleta de dados foi realizada através de questionário inicial, da observação participante das aulas, com anotações em diário de campo, gravações em áudio (com posterior transcrição), registro fotográfico e análise dos materiais de pesquisa elaborados pelos alunos nos grupos de trabalho. A coleta e discussão dos dados foram orientadas ainda pela Matriz Dialógico-Problematizadora, envolvendo quatro aspectos que compõem o processo educacional: professor(es), estudante(s), tema de estudo e contexto. Para a análise dos dados, foram determinados alguns critérios de ACT, identificando a partir daí habilidades que nortearam as etapas da IIR, conduzindo a uma formação crítica do estudante. Conclui-se que a metodologia da IIR permitiu atingir objetivos de uma ACT e auxiliar no preparo de estudantes conscientes, com opinião própria, capacidade de tomada de decisão e posicionamento crítico perante uma questão complexa como uma pandemia. |
Abstract: | This study presents a qualitative research, having the Scientific and Technologycal Literacy (STL) as its theme, through the use of a methodology called Ilha Interdisciplinar da Racionalidade (IIR), which is going to use COVID 19 as a problematic proposal. It is a study carried out by an action research developed with the students of a technical course in Pharmacy in a puclic school, located in Prudentópolis (PR). The main goal was to analyse, through STL, the contributions from the discussions on the theme COVID-19 and its drugs, to a critical formation. Firstly, a sysmatic literature review was conducted about COVID-19 and STL, and its classification was demonstrated as one of the socioscientific questions nowadays. The construction of IIR involved the pharmaceutical themes, vaccines and fake news, and each step was analysed in order to indentify which skills were approached and acquired within the STL criteria. Data collection was carried out via an initial questionnaire, participant observation of classes with notes in a field diary, audio recordings (with subsequent transcription), photographic record and analysis of research materials prepared by students in the work groups. Data collection and discussion were also guided by the Dialogic-Problematizing Matrix, that involves four aspects that make up the educational process: teacher(s), student(s), subject of study and context. For data analysis, some STL criteria were determined, identifying skills that guided the steps of the IIR, leading to a critical formation of the student. It can be concluded that the IIR methodology allowed achieving the objectives of an STA and assisting in the preparation of conscious students, with their own opinion, decisionmaking capacity and positioning in the face of a complex issue such as a pandemic. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Ilhas interdisciplinares de racionalidade: pandemia de COVID-19 |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33378 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
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