Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357
Título: Elaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e os três momentos pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Development, analysis and validation of an interdisciplinary didactic sequence for the early elementary school: curriculum and the three pedagogical moments
Autor(es): Pavani, Camila Matile Reis
Orientador(es): Stanzani, Enio de Lorena
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Educação - Programas de atividades
Ensino fundamental
Currículos
Interdisciplinary approach to knowledge
Activity programs in Education
Fundamental education
Education - Curricula
Data do documento: 22-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: PAVANI, Camila Matile Reis. Elaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e três momentos pedagógicos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: O presente artigo trata do problema da falta de associação do conteúdo escolar com a realidade cotidiana dos alunos da educação básica. O trabalho propõe tratar deste problema através da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3M P) de forma interdisciplinar, tanto com o método de ensino com o de organização do currículo, e tem como objetivos apresentar aos profissionais da educação uma metodologia interdisciplinar, baseada na proposta de Freire e propor uma nova perspectiva para trabalhar o currículo escolar com base na BNCC, oferecer metodologias e ferramentas para a realização deste trabalho através de uma sequência didática. O projeto propõe cumprir os objetivos através de uma fundamentação teórica, um estudo do referencial teórico produzido, elaboração e validação de uma Sequência Didática, sendo esta, o produto final que oriente o professor na sua prática interdisciplinar através de metodologias ativas e ferramentas para transformar aprendizagem em algo significativo e aplicável à vida do aluno.
Abstract: This article deals with the problem of lack of association of school content with the daily reality of students of basic education. The work proposes to deal with this problem through the methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP) in an interdisciplinary way, both as a teachingmethod and curriculum organization, andaims to present to education professionals an interdisciplinary methodology, proposal and propose a new perspective to work the school curriculum based on BNCC, offer methodologies and tools for the realization of this work through a didactic sequence. The project proposes to fulfill the objectives through a theoretical foundation, a study of the theoretical framework produced, elaboration and validation of a this being the final product that guides the teacher in his interdisciplinary practice through active methodologies and tools to transform learning into something meaningful and applicable to the student’s life.
Descrição: Acompanha: Integrando ciências, português e matemática na produção de uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaosequenciadidaticainterdisciplinar.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
elaboracaosequenciadidaticainterdisciplinar_produto.pdf324,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons