Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357
Título: | Elaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e os três momentos pedagógicos |
Título(s) alternativo(s): | Development, analysis and validation of an interdisciplinary didactic sequence for the early elementary school: curriculum and the three pedagogical moments |
Autor(es): | Pavani, Camila Matile Reis |
Orientador(es): | Stanzani, Enio de Lorena |
Palavras-chave: | Abordagem interdisciplinar do conhecimento Educação - Programas de atividades Ensino fundamental Currículos Interdisciplinary approach to knowledge Activity programs in Education Fundamental education Education - Curricula |
Data do documento: | 22-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | PAVANI, Camila Matile Reis. Elaboração, análise e validação de uma sequência didática interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: currículo e três momentos pedagógicos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
Resumo: | O presente artigo trata do problema da falta de associação do conteúdo escolar com a realidade cotidiana dos alunos da educação básica. O trabalho propõe tratar deste problema através da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3M P) de forma interdisciplinar, tanto com o método de ensino com o de organização do currículo, e tem como objetivos apresentar aos profissionais da educação uma metodologia interdisciplinar, baseada na proposta de Freire e propor uma nova perspectiva para trabalhar o currículo escolar com base na BNCC, oferecer metodologias e ferramentas para a realização deste trabalho através de uma sequência didática. O projeto propõe cumprir os objetivos através de uma fundamentação teórica, um estudo do referencial teórico produzido, elaboração e validação de uma Sequência Didática, sendo esta, o produto final que oriente o professor na sua prática interdisciplinar através de metodologias ativas e ferramentas para transformar aprendizagem em algo significativo e aplicável à vida do aluno. |
Abstract: | This article deals with the problem of lack of association of school content with the daily reality of students of basic education. The work proposes to deal with this problem through the methodology of the Three Pedagogical Moments (3MP) in an interdisciplinary way, both as a teachingmethod and curriculum organization, andaims to present to education professionals an interdisciplinary methodology, proposal and propose a new perspective to work the school curriculum based on BNCC, offer methodologies and tools for the realization of this work through a didactic sequence. The project proposes to fulfill the objectives through a theoretical foundation, a study of the theoretical framework produced, elaboration and validation of a this being the final product that guides the teacher in his interdisciplinary practice through active methodologies and tools to transform learning into something meaningful and applicable to the student’s life. |
Descrição: | Acompanha: Integrando ciências, português e matemática na produção de uma sequência didática para o 5º ano do ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33357 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
elaboracaosequenciadidaticainterdisciplinar.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
elaboracaosequenciadidaticainterdisciplinar_produto.pdf | 324,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons