Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33347
Título: As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de biologia: experiência com alunos da educação especial
Título(s) alternativo(s): The PIBID’s contributions in the initial training of biology teachers: experience with special education students
Autor(es): Oliveira, Adriane Dall' Acqua de
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Professores - Formação
Biologia - Estudo e ensino
Educação especial
Educação inclusiva
Professores - Participação no planejamento curricular
Currículos - Mudança
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Teachers, Training of
Biology - Study and teaching
Special education
Inclusive education
Teacher participation in curriculum planning
Curriculum change
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Adriane Dall' Acqua de. As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de biologia: experiência com alunos da educação especial. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial de professores de Biologia em prática docente com alunos da educação especial em sala de aula regular durante o ensino emergencial remoto. Utilizando uma abordagem qualitativa e um método de estudo de caso, a pesquisa contou com uma amostra de oito acadêmicos de Biologia que participaram do programa PIBID na UTFPR, Campus Ponta Grossa, atuando como professores em iniciação à docência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com o auxílio do software NVivo Pro versão 14. Após a análise, as categorias estabelecidas foram: Experiências (pessoais, profissionais e com o PIBID), Formação na graduação (disciplinas relacionadas à educação especial) e materiais didáticos. Os resultados indicaram que a formação de professores para lidar com a educação especial é influenciada por experiências pessoais e profissionais, com destaque para a participação no PIBID. A formação na graduação mostrou deficiências na preparação para atender às diversas necessidades dos alunos. A disponibilidade de materiais didáticos adequados e a flexibilidade na adaptação de estratégias de ensino desempenham um papel crucial na promoção de experiências de aprendizagem inclusivas e eficazes para alunos da educação especial. Conclui-se que a interação complexa entre experiências, formação e recursos na preparação de professores destaca a importância da antecipação e ampliação da prática como agente de transformação na formação desses profissionais, diferenciando a trajetória formativa do futuro professor.
Abstract: The present study aimed to analyze the contributions of the Institutional Program for Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) to the initial education of Biology teachers in teaching practice with students with special education needs in regular classrooms during remote emergency teaching. Using a qualitative approach and a case study method, the research included a sample of eight Biology students who participated in the PIBID program at UTFPR, Ponta Grossa Campus, acting as teachers in teaching initiation. The data was collected through semi-structured interviews and subsequently analyzed using NVivo Pro software version 14. After the analysis, the established categories were: Experiences (personal, professional, and with PIBID), Undergraduate Education (courses related to special education), and teaching materials. The results indicated that the training of teachers to deal with special education is influenced by personal and professional experiences, with an emphasis on participation in PIBID. Undergraduate education revealed deficiencies in preparing to meet the diverse needs of students. The availability of appropriate teaching materials and flexibility in adapting teaching strategies play a crucial role in promoting inclusive and effective learning experiences for students with special educational needs. It is concluded that the complex interaction between experiences, training, and resources in teacher preparation emphasizes the importance of anticipation and expansion of practice as an agent of transformation in the formation of these professionals, distinguishing the formative trajectory of the future teacher.
Descrição: Acompanha produção técnica: Práticas de ensino de biologia adaptadas à educação especial desenvolvidas pelo PIBID/UTFPR durante o ensino remoto emergencial
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33347
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pibidbiologiaeducacaoespecial.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pibidbiologiaeducacaoespecial_produto.pdf14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons