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Título: Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas do Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium para universitários brasileiros
Título(s) alternativo(s): Cross-cultural adaptation and evaluation of the psychometric properties of the Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium for Brazilian university students
Autor(es): Semensato, Michel Teston
Orientador(es): Pilatti, Luiz Alberto
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Ensino superior
Estudantes universitários
Learning strategies
Mathematics - Study and teaching
Education, Higher
College students
Data do documento: 18-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SEMENSATO, Michel Teston. Tradução, adaptação transcultural e avaliação das propriedades psicométricas do Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium para universitários brasileiros. 2023. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: O ensino da matemática no nível superior apresenta desafios únicos que requerem estratégias de aprendizagem específicas, muitas das quais diferem de outras áreas acadêmicas. A utilização de estratégias apropriadas no estudo da matemática universitária desempenha um papel fundamental no desempenho acadêmico em disciplinas matemáticas dos primeiros semestres de cursos de engenharia. Para avançar nas pesquisas científicas que abordam esse tema, é essencial coletar dados por meio de instrumentos que considerem as particularidades das estratégias de aprendizagem em matemática. No entanto, observa-se uma lacuna em instrumentos nacionais que permitam uma avaliação adequada dessas estratégias. Essa lacuna serviu de motivação para o presente estudo, que teve como objetivo realizar a tradução e adaptação transcultural do Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium e avaliar as propriedades psicométricas da versão destinada a universitários brasileiros. Este estudo metodológico consistiu em três etapas distintas. Na primeira etapa, realizou-se a adaptação transcultural do instrumento em cinco fases: tradução, síntese, retrotradução, avaliação por um comitê de especialistas e pré-teste. Na segunda etapa, procedeu-se à avaliação das propriedades psicométricas do instrumento adaptado, utilizando uma amostra de 734 estudantes de cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Na terceira e última etapa, investigaram-se quais estratégias de aprendizagem poderiam ser preditoras da aprovação nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Geometria Analítica e Álgebra Linear. Os resultados da adaptação transcultural indicam que o instrumento possui equivalência semântica, idiomática, conceitual e cultural, além de demonstrar validade de conteúdo. A avaliação das propriedades psicométricas revelou satisfatórias a validade de construto e a confiabilidade. Na busca por fatores preditivos de aprovação nas disciplinas Cálculo Diferencial e Integral 1 e a Geometria Analítica e Álgebra Linear, observou-se que a resistência à frustração e as estratégias de conexão, prática, esforço e simplificação, desempenham um papel significativo no aumento das chances de aprovação. Em conclusão, o instrumento adaptado para o português do Brasil é válido e confiável para avaliar algumas estratégias de aprendizagem específicas na matemática universitária. No entanto, recomenda-se uma reavaliação do instrumento em pesquisas futuras, a fim de consolidar seu uso. As implicações desse estudo para a pesquisa e o ensino da matemática universitária são discutidas, juntamente com as limitações da pesquisa e sugestões para estudos futuros.
Abstract: Teaching mathematics at the university level presents unique challenges that require specific learning strategies, many of which differ from those used in other academic areas. The use of appropriate strategies in the study of university mathematics plays a fundamental role in academic performance during the first semesters of engineering courses. To advance scientific research on this subject, it is essential to collect data using instruments that take into account the particularities of learning strategies in mathematics. However, there is a gap in national instruments that allow for an adequate assessment of these strategies. This gap served as motivation for the present study, which aimed to carry out the translation, cross-cultural adaptation of the "Lernstrategien im Mathematikhaltigen Studium" and evaluate the psychometric properties of the version intended for Brazilian university students. This methodological study consisted of three distinct stages. In the first stage, the instrument was cross-culturally adapted in five phases: translation, synthesis, backtranslation, evaluation by a committee of experts, and pre-test. In the second stage, the psychometric properties of the adapted instrument were assessed using a sample of 734 engineering students from the Federal Technological University of Paraná. In the third and final stage, we investigated which learning strategies could predict success in the subjects "Differential and Integral Calculus 1" and "Analytical Geometry and Linear Algebra". The results of the cross-cultural adaptation indicate that the instrument has semantic, idiomatic, conceptual, and cultural equivalence, as well as demonstrating content validity. The evaluation of the psychometric properties revealed satisfactory construct validity and reliability. In the search for predictive factors for passing the subjects "Differential and Integral Calculus 1" and "Analytic Geometry and Linear Algebra", it was observed that resistance to frustration and the strategies of connection, practice, effort, and simplification play a significant role in increasing the chances of passing. In conclusion, the instrument adapted for Brazilian Portuguese is valid and reliable for assessing some specific learning strategies in university mathematics. However, it is recommended that the instrument be re-evaluated in future research to consolidate its use. The implications of this study for university mathematics research and teaching are discussed, along with the limitations of the research and suggestions for future studies.
Descrição: Acompanha produção técnica: EEAMU - Escala de Estratégias de Aprendizagem da Matemática Universitária
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33346
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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