Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suiane Priscilla Perez Felicio da-
dc.date.accessioned2024-02-15T21:11:00Z-
dc.date.available2024-02-15T21:11:00Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Suiane Priscilla Perez Felício da. Desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de tarefas exploratórias sobre potenciação. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33331-
dc.descriptionAcompanha: Tarefas exploratórias para o ensino de potenciação: uma proposta via desenvolvimento do pensamento algébricopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze manifestations of the algebraic thinking of students in the 6th year of Elementary School when carrying out tasks that aim to promote the construction of the potentiation operation. Considering Design-Based Research (IBD) as the research methodology, the data were produced over five classes held in a class with 35 students from the 6th year of Elementary School at a State College located in a city north of Paraná. Assuming that working with patterns and generalization is central to the development of algebraic thinking, two mathematical tasks were selected, worked from the perspective of Exploratory Teaching, which would allow students to recognize a pattern of growth and reach a close or distant generalization. The data analyzed was obtained from the students' written output and the audio recording of lessons designed to introduce potentiation to the class. In the analyses, it was possible to notice that the students reached a close generalization, as they discovered the following terms in the numerical sequence involving recursive relationships in the two tasks. Still, they did not reach a distant generalization. Despite this, it was concluded that the tasks allowed the teacher to introduce the potentiation operation based on wh at the students could develop and discuss in the classroom. Finally, a retrospective analysis was carried out, concluding the first cycle of IBD, commenting on the challenges of implementing Exploratory Teaching, especially for teachers who have never experienced this perspective in their practice. As a result of the research, an Educational Product is presented, aimed at teachers who teach Mathematics in Basic Education, with the planning of a didactic sequence aimed at teaching enhancement for the 6th year of Elementary School. This sequence was constructed with the two mathematical tasks analyzed in this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectEducation - Researchpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.titleDesenvolvimento do pensamento algébrico por meio de tarefas exploratórias sobre potenciaçãopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of algebraic thinking through exploratory tasks on potentiationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar manifestações do pensamento algébrico de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental ao realizarem tarefas que visam promover a construção da operação de potenciação. Considerando a Investigação Baseada em Design (IBD) como metodologia da pesquisa, os dados foram produzidos ao longo de cinco aulas realizadas em uma turma com 35 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual localizado uma cidade do norte do Paraná. Assumindo que o trabalho com padrões e generalização é central para o desenvolvimento do pensamento algébrico, foram selecionadas duas tarefas matemáticas, trabalhadas na perspectiva do Ensino Exploratório, que permitissem aos estudantes reconhecerem um padrão de crescimento e chegarem a uma generalização próxima ou distante. Os dados analisados foram obtidos por meio da produção escrita dos estudantes e da gravação em áudio das aulas cuja finalidade foi introduzir a potenciação para a turma. Nas análises feitas foi possível perceber que os estudantes chegaram em uma generalização próxima, pois descobriram os termos seguintes da sequência numérica envolvendo relações recursivas nas duas tarefas, mas não chegaram a uma generalização distante. Apesar disso, concluiu-se que as tarefas permitiram à professora-pesquisadora introduzir a operação de potenciação a partir do que os alunos conseguiram desenvolver e discutir em sala de aula. Por fim, realizou-se a análise retrospectiva, concluindo o primeiro ciclo da IBD, tecendo comentários a respeito dos desafios de se implementar o Ensino Exploratório, principalmente para o professor que nunca experimentou essa perspectiva em sua prática. Como resultado da pesquisa, apresenta-se um Produto Educacional, destinado a professores que ensinam Matemática na Educação Básica, com o planejamento de uma sequência didática voltada ao ensino de potenciação para o 6º ano do Ensino Fundamental. Tal sequência foi construída com as duas tarefas matemáticas analisadas nesta pesquisa.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1949-4111pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1898465786129385pt_BR
dc.contributor.advisor1Elias, Henrique Rizek-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gereti, Laís Cristina Viel-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5258-2757pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8999610969760818pt_BR
dc.contributor.referee1Marins, Alessandra Senes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-7386pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1083462415130060pt_BR
dc.contributor.referee2Savioli, Angela Marta Pereira das Dores-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5624-6398pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4879872802919794pt_BR
dc.contributor.referee3Elias, Henrique Rizek-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentoalgebricotarefasexploratorias.pdf21,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamentoalgebricotarefasexploratorias_produto.pdf21,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons