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Título: Participação em projetos de robótica educacional sob a perspectiva dos estudos CTS: uma análise crítica
Título(s) alternativo(s): Participation in educational robotics projects from a CTS perspective: a critical analysis
Autor(es): Paschoalin, Larissa
Orientador(es): Almeida, Leonelo Dell Anhol
Palavras-chave: Robótica - Estudo e ensino
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia - Aspectos sociais
Participação política
Análise de conteúdo (Comunicação)
Tecnologia educacional
Inclusão digital
Sociedade da informação
Robotics - Study and teaching
Education - Effect of technological innovations on
Technology - Social aspects
Political participation
Content analysis (Communication)
Educational technology
Digital divide
Information society
Data do documento: 29-Jan-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PASCHOALIN, Larissa. Participação em projetos de robótica educacional sob a perspectiva dos estudos CTS: uma análise crítica. 2024. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Na perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, as práticas educacionais voltadas à inclusão digital, como a robótica educacional, não devem ser limitadas apenas à qualificação técnica. Estas devem considerar os aspectos da vida social, cultural e econômica das comunidades por meio de ações práticas, situadas e críticas. Neste sentido, esta pesquisa tem como ponto de partida a necessidade de investigar as perspectivas (valores e abordagens teóricas empregadas nas práticas) e as características (configurações e especificidades) dos projetos de robótica educacional brasileiros, à luz da participação e do entendimento das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para isso, esta dissertação é teoricamente fundamentada pela Participação Comunitária, pela Educação Dialógica e por conceitos oriundos dos estudos CTS, como as críticas à neutralidade da Ciência e Tecnologia, à linearidade do desenvolvimento e ao determinismo tecnológico, assim como a valorização da participação e da dialogicidade. Com as lentes do referencial teórico, o método proposto é uma articulação entre as etapas da Revisão Sistemática de Literatura e da Análise de Conteúdo, utilizada para embasar a análise crítica sobre os projetos de robótica educacional brasileiros, sob a perspectiva da participação informada pelos estudos sociais da ciência e da tecnologia. As interpretações dos dados extraídos sobre as perspectivas e características destes projetos apontam para a necessidade de aproximação das pessoas participantes nas produções e nas decisões tecnocientíficas, para promover espaços de aprendizado mais democráticos. Além disso, sugere que a incorporação de perspectivas participativas alinhadas com os estudos CTS, como Participação Comunitária e Educação Dialógica, para preencher a lacuna evidenciada e assim contribuir para a inclusão digital.
Abstract: From the perspective of Science, Technology and Society studies, educational practices focused on digital inclusion, such as educational robotics, should not be limited to technical qualifications. Such practices should consider aspects of the social, cultural and economic life of communities through practical, situated and critical actions. In this sense, this research takes as its starting point the need to understand how participation is approached and practiced in Brazilian educational robotics projects and what conceptions of Science and Technology have been disseminated in this context. To this end, this dissertation is theoretically grounded in Community Participation, Dialogic Education and concepts from STS studies, such as criticism of the neutrality of Science and Technology, the linearity of development and technological determinism, as well as valuing participation and dialogicity. Through the lens of the theoretical framework, the proposed method is an articulation between the stages of the Systematic Literature Review and the Content Analysis used to support the critical analysis of Brazilian educational robotics projects, from the perspective of participation informed by the social studies of science and technology. The interpretations of the data extracted on the perspectives and characteristics of these projects point to the need to bring the people involved closer together in technoscientific production and decision-making, in order to promote more democratic learning spaces. It also suggests that the incorporation of participatory perspectives aligned with STS studies, such as Community Participation and Dialogic Education, could fill the gap and thus contribute to digital inclusion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33325
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