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Título: Ybyrá: indústria de produção de perfume
Título(s) alternativo(s): Ybyrá: perfume production industry
Autor(es): Morizaki, Gabrielle Tokawa
Costa, Isadora de Souza
Pinheiro, Maísa Saldanha
Silva, Maria Emanuelle da
Orientador(es): Gomes, Maria Carolina Sérgi
Palavras-chave: Copaíba
Perfumes - Indústria
Copaiba
Perfumes industry
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: MORIZAKI, Gabrielle Tokawa et al. Ybyrá: indústria de produção de perfume. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2022.
Resumo: O Brasil é reconhecido mundialmente pela sua rica flora, aliado a isso o país possui o segundo maior público consumidor de fragrâncias. A Ybyrá surge com a proposta do desenvolvimento de uma indústria de perfumes, a qual foi fundamentada no crescimento econômico do ramo, visando, juntamente, a sustentabilidade, identidade nacional e responsabilidade sociocultural. A escolha da copaíba como principal matéria-prima de todos os produtos (óleos essenciais, perfumes, hidrolatos e aromatizadores) está atrelada à identidade brasileira. A empresa visa a produção de mercadorias que levem conforto, sentimento e segurança para seus clientes, além de se preocupar com o meio ambiente. O presente trabalho traz o projeto do desenvolvimento da empresa, sobre a qual se prevê a produção diária de 2000 perfumes de 100 mL, 2000 aromatizadores de 200 mL, 4087 unidades de óleo essencial de 10 mL e 95 unidades de 1000mL, 15559 unidades de hidrolato de 200 mL e 1452 unidades de 5000 mL. A escolha do local de implantação conecta-­se com os valores da empresa, uma vez que Ananindeua-­PA é um local em desenvolvimento industrial e a matéria-prima será obtida a partir de parcerias com comunidades extrativistas locais. O trabalho permitiu o reconhecimento da viabilidade da implantação da indústria a partir do estudo de mercado, do balanço de massa e energia realizado, bem como da análise econômica feita frente a todas as entradas e saídas da empresa.
Abstract: Brazil is recognized worldwide for its rich flora, allied to this the country has the second largest consumer public of fragrances. Ybyrá comes up with the proposal to develop a perfume industry, which was based on the economic growth of the branch, aiming, together, at sustainability, national identity and sociocultural responsibility. The choice of copaiba as the main raw material for all products (essential oil, perfumes, hydrosol and aromatizers) is linked to the Brazilian identity. The company aims to produce goods that bring comfort, feeling and safety to its customers, in addition to being concerned with the environment. The present work brings the company's development project, on which the daily production of 2000 perfumes of 100 ml, 2000 aromatizers of 200 ml, 4087 units of essential oil of 10 ml and 95 units of 1000 ml, 15559 units of hydrosol of 200 ml and 1452 units of 5000 ml. The choice of the implantation site is connected with the company's values, since Ananindeua­PA is a place in industrial development and the raw material will be obtained from partnerships with local extractive communities. The work allowed the recognition of the viability of the implantation of the industry based on the market study, the mass and energy balance carried out, as well as the economic analysis made in view of all the company's inputs and outputs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33323
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