Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorClein, Paola Talite-
dc.date.accessioned2018-08-14T15:44:50Z-
dc.date.available2018-08-14T15:44:50Z-
dc.date.issued2018-05-09-
dc.identifier.citationCLEIN, Paola Talite. Representações docentes: constituindo o ser professora de língua portuguesa. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3329-
dc.description.abstractThis study describes and analyzes representations of a teacher's Portuguese Language group from public schools that teach in schools that mostly meet students from rural contexts of two counties in the southwest of Paraná. The interpreted discursive productions are about many aspects that are part of the teaching work activity. In order to understand how the discursive-ideological constitution of the teacher's work occurs, we compare the discursive productions with each other, describing and understanding the guiding aspects of the teaching practice by the fact of the representations presented by the research participants. The analysis corpus compiles data generated from the application of a written questionnaire (composed of open questions) and the recording of interactions in the Portuguese class during the teaching practice (totaling seventeen hours of audio recording class). This research is qualitative / interpretative and assumes as a research method the ethnographic case study (ANDRÉ, 2005). The theoretical apparatus that gave support to the work was guided by contributions from Applied Linguistics, Cultural Studies and Education. The results obtained in the analysis of the data suggest that the teaching work is constituted by a set of aspects of several orders, such as theoretical-practical, didactic, cultural and ideological. And that, in addition, representations undergo continuous transformations by being in a scenario of intersection between culturally established models of teacher and the new representations that are being constructed through the practices of language. This research, as well as other studies that are part of Applied Linguistics, is justified by the important role played by this science in studying social life from the specific practices, instruments and institutions in which human action develops. Thus, this research proposes a critical reflection on Portuguese teaching issues and their representations, as well as contribute to the advancement in the discussions about the teaching work in its discursive constitution.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.titleRepresentações docentes: constituindo o ser professora de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeTeaching representations: being a teacher of portuguese languagept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo descreve e analisa representações de um grupo de professoras de Língua Portuguesa da rede pública estadual que lecionam em escolas que atendem majoritariamente alunos de contextos rurais de dois municípios do sudoeste do Paraná. As produções discursivas interpretadas tratam de muitos aspectos que fazem parte da atividade de trabalho docente. Com o objetivo maior de compreender como se dá a constituição discursivo-ideológica do trabalho do professor, comparamos as produções discursivas entre si, descrevendo e entendendo os aspectos norteadores da prática docente em virtude das representações apresentadas pelas participantes de pesquisa. O corpus de análise reúne dados gerados a partir da aplicação de um questionário escrito (composto por questões elaboradas de modo aberto) e da gravação de interações na aula de português durante a atividade de prática docente (totalizando dezessete horas/aula de gravação de áudio). A pesquisa em questão é de cunho qualitativo/interpretativista e assume como método de pesquisa o estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2005). O aparato teórico que deu sustentação ao trabalho orientou-se por contribuições advindas da Linguística Aplicada, dos Estudos Culturais e da Educação. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que o trabalho docente é constituído por um conjunto de aspectos de várias ordens, como a teórico-prática, didática, cultural e ideológica. E que, além disso, passa por contínuas transformações por se encontrar em um cenário de intersecção entre modelos de professor culturalmente estabelecidos e as novas representações que estão sendo construídas por meio das práticas de linguagem. Esta investigação, assim como outros estudos que fazem parte do domínio da Linguística Aplicada, justifica-se pelo importante papel desempenhado por esta ciência ao estudar a vida social a partir das práticas, instrumentos e instituições específicas nas quais a ação humana se desenvolve. Deste modo, esta pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre as questões de ensino de português e suas representações, além de contribuir para o avanço nas discussões a respeito do trabalho docente em sua constituição discursiva.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9588008757457869pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Márcia Andréa dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048288072716856pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Márcia Andréa dos-
dc.contributor.referee2Bernartt, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Ceres-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGL_M_Clein, Paola Talite_2018.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.