Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33297
Título: Atividades de modelagem matemática no ensino fundamental: um olhar para a ludicidade
Título(s) alternativo(s): Mathematical modelling activities in elementary school: a look at ludicity
Autor(es): Fernandes, Antonella
Orientador(es): Tortola, Emerson
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Atividades criativas na sala de aula
Matemática (Ensino Fundamental)
Mathematical models
Creative activities and seat work
Mathematics (Fundamental educativon)
Data do documento: 25-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FERNANDES, Antonella. Atividades de modelagem matemática no ensino fundamental: um olhar para a ludicidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como atividades de modelagem matemática podem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental de modo a serem caracterizadas como atividades lúdicas. Para isso, foram desenvolvidas três atividades de modelagem matemática, das quais duas foram analisadas neste relatório de pesquisa. Essas atividades foram desenvolvidas com três turmas de sextos anos, com alunos de 11 e 12 anos, de uma escola estadual do norte do Paraná. Para a produção dos dados, utilizamos uma filmadora, gravadores de áudio, diário de campo da professora-pesquisadora e foram recolhidos os registros escritos produzidos pelos alunos. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos pautamos em uma abordagem qualitativa, que orientou a elaboração, o desenvolvimento e a análise das atividades de modelagem. Para as análises, buscamos nos dados aspectos que fornecessem indícios do desenvolvimento de ludicidade, conforme quadro teórico definido a partir de estudos bibliográficos, que indica três características para o desenvolvimento da ludicidade: (i) a intencionalidade pedagógica; (ii) o ambiente; e (iii) o sujeito. A partir das análises, observamos o potencial de atividades de modelagem matemática em se configurarem como atividades lúdicas para os alunos, uma vez que trabalham com temáticas concernentes ao interesse deles, promovem um ambiente de aprendizagem que se difere do qual estão habituados, proporcionam um trabalho colaborativo e, particularmente no contexto do Ensino Fundamental, oportunizam a confecção e/ou manipulação de materiais que podem auxiliar no entendimento e na abordagem matemática da situação-problema.
Abstract: This research aimed to investigate how mathematical modelling activities can be developed in elementary school in order to be characterized as ludic activities. For this, three mathematical modelling activities were developed, of which two were analyzed in this research report. These activities were developed with three sixth grade classes, with students aged 11 and 12, from a state school in northern Paraná. For data production, we used a camcorder, audio recorders, the teacher-researcher’s field diary and the written records produced by the students were collected. For research development, we based on a qualitative approach, which guided the elaboration, development and analysis of modelling activities. For the analysis, we searched the data for aspects that would provide evidence of the development of ludicity, according to the theoretical framework defined from bibliographic studies, that indicates three characteristics for the development of ludicity: (i) the pedagogical intentionality; (ii) the environment; and (iii) the subject. From the analyses, we observed the potential of mathematical modelling activities to be configured as ludic activities for students, since they work with themes concerning their interests, promote a learning environment that differs from what they are used to, provide a collaborative work and, particularly in the context of Elementary School, provide opportunities for the confection and/or manipulation of materials that can help in the understanding and mathematical approach to the problem situation.
Descrição: Acompanha: Atividades de modelagem matemática com ludicidade: sugestões para o ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33297
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaludicidadefundamental.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
modelagemmatematicaludicidadefundamental_produto.pdf744,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons