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Título: Percepção dos consumidores e atributos que influenciam a compra de carne bovina premium no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Consumer perception and attributes that influence the purchase of premium beef in the Paraná State
Autor(es): Ribeiro, Jeferson Cocite
Orientador(es): Menezes, Luís Fernando Glasenapp de
Palavras-chave: Carne - Comércio
Bovinos de corte
Levantamentos
Meat industry and trade
Beef cattle
Surveys
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: RIBEIRO, Jeferson Cocite. Percepção dos consumidores e atributos que influenciam a compra de carne bovina premium no estado do Paraná. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.
Resumo: O Brasil é o segundo maior produtor de carnes bovina do mundo. Esse avanço vem promovendo desenvolvimento dentro da cadeia produtiva e fazendo com que os produtores cada vez mais se preocupem com suas atividades. Com essas mudanças e com o fácil acesso as tecnologias e informações, os consumidores têm mudado seus hábitos e preferências, demonstrando maior interesse por carnes de alta qualidade, como a carne premium, por ser um produto de qualidade superior das demais e com cortes específicos. O grande crescimento do mercado de carnes bovina premium se dá pelo importante trabalho que os pecuaristas vêm desenvolvendo. Pensando nisso, este trabalho objetivou analisar o perfil dos consumidores e os fatores que influenciam a tomada de decisões no momento da compra de carne bovina premium no Estado do Paraná. Sendo assim, foi realizado uma pesquisa transversal descritiva, com aplicação de um questionário on-line embasado no estilo survey, com perguntas que abordaram assuntos sóciodemográficos, conhecimentos gerais sobre qualidade de carne e as preferências dos consumidores. Os resultados revelaram que o maior consumo de carnes bovina premium é atribuído pelo gênero masculino e a maioria dos participantes tem um conhecimento significativo sobre qualidade de carne. As principais características que os consumidores buscam são maciez, marmoreio e suculência e os aspectos avaliados na hora da compra são a cor da carne e a quantidade de marmoreio. Os participantes demonstraram-se preocupados com a maneira de criação e abate dos animais e expressaram disposição em pagar de 5 a 20% a mais do valor em carnes que apresentam certificação de bem-estar animal. A maioria dos consumidores ainda preferem os cortes tradicionais, como a Picanha e Alcatra, e o principal método de consumo é o churrasco.
Abstract: Brazil is the second-largest producer of beef in the world. This advance has been promoting development within the production chain and making producers increasingly concerned about their activities. With these changes and with easy access to technologies and information, consumers have changed their habits and preferences, showing greater interest in high-quality meats, such as premium meat, as it is a product of superior quality compared to others and with specific cuts. The great growth of the premium beef market is due to the important work that ranchers have been developing. With that in mind, this study aimed to analyze the profile of consumers and the factors that influence decision-making when purchasing premium beef in the Paraná State. Therefore, cross-sectional descriptive research was carried out, with the application of an online questionnaire based on the survey style, with questions that addressed sociodemographic issues, general knowledge about meat quality, and consumer preferences. The results revealed that the highest consumption of premium beef is attributed to the male gender and most participants have significant knowledge about meat quality. The main characteristics that consumers look for are tenderness, marbling, and juiciness and the aspects evaluated at the time of purchase are the color of the meat and the amount of marbling. Participants expressed concern about the way the animals were raised and slaughtered and expressed their willingness to pay 5 to 20% more of the value in meats that have an animal welfare certification. Most consumers still prefer traditional cuts, such as Picanha and Alcatra, and the main method of consumption is barbecue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33290
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