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dc.creatorIncote, Simone Cristina-
dc.date.accessioned2024-02-06T18:34:06Z-
dc.date.available2024-02-06T18:34:06Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.identifier.citationINCOTE, Simone Cristina. Unidade de aprendizagem sobre cálculo estequiométrico na perspectiva da pesquisa em sala de aula: algumas compreensões de estudantes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33283-
dc.descriptionAcompanha: Unidade de aprendizagem sobre cálculo estequiométrico na perspectiva da pesquisa em sala de aulapt_BR
dc.description.abstractThe teaching of Stoichiometric Calculus in the High School Chemistry curricular component presents some challenges because it is content in which students struggle to learn and relate to reality. The question of this investigation is: How are the actions developed within the scope of a Learning Unit on Stoichiometric Calculation, from the perspective of Classroom Research, understood by students in the 2nd year of High School? The general objective is to identify the understandings of 2nd-year high school students around the actions developed in a Learning Unit prepared from the perspective of Classroom Research on Stoichiometric Calculation. This investigation is qualitative in nature participant type and was carried out using the teaching proposal Classroom Research through a Learning Unit on Stoichiometric Calculation, in the year 2022, with 34 students from the 2nd year of Education High school in a public school in the city of Curitiba, in the state of Paraná. The research corpus was constructed from class reports, questionnaires, the researcher’s field diaries, and materials produced by the students. Discursive Textual Analysis was used as a methodology for analyzing the research corpus. As a result, three categories emerged: i) Student learning in practice and its relationships with theory, on the perceptions and relationships that students made between practice and theory; ii) Questions from students in Classroom Research activities about the reasons why some students do not ask questions or the types of questions they ask; and iii) Difficulties faced by students during the Learning Unit, regarding conceptual difficulties, attention, and concentration and group work. Notably, the categories indicate that the students had some understanding regarding the actions developed in the Learning Unit, and they considered that they favored their learning, protagonism and challenged them to deal with various difficulties encountered while building knowledge about Stoichiometric Calculation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEstequiometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente de sala de aula - Pesquisapt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectStoichiometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectClassroom environment - Researchpt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleUnidade de aprendizagem sobre cálculo estequiométrico na perspectiva da pesquisa em sala de aula: algumas compreensões de estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeLearning unit on stochiometric calculation from the perspective of classroom research: some understandings of high school studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino do Cálculo Estequiométrico no componente curricular de Química do Ensino Médio concentra alguns desafios por se tratar de um conteúdo em que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem e em relacioná-lo com a realidade. A questão desta investigação é: De que modo as ações desenvolvidas no âmbito de uma Unidade de Aprendizagem sobre Cálculo Estequiométrico, na perspectiva da Pesquisa em Sala de Aula, são compreendidas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio? Já o objetivo geral consiste em identificar as compreensões dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio em torno das ações desenvolvidas em uma Unidade de Aprendizagem elaborada sob a perspectiva da Pesquisa em Sala de Aula sobre Cálculo Estequiométrico. Esta investigação é de natureza qualitativa, do tipo participante e foi realizada mediante o uso da proposta de ensino Pesquisa em Sala de Aula, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Cálculo Estequiométrico, no ano de 2022, com 34 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O corpus da pesquisa foi construído a partir de relatos de aula, questionários, diários de campo da pesquisadora e materiais produzidos pelos estudantes. A Análise Textual Discursiva foi empregada como metodologia de análise do corpus da pesquisa. Como resultado, emergiram três categorias: i) Aprendizagem dos estudantes na prática e suas relações com a teoria, sobre as percepções e relações que os estudantes fizeram entre a prática e a teoria; ii) As perguntas dos estudantes nas atividades com Pesquisa em Sala de Aula, sobre as razões pelas quais alguns estudantes não fazem perguntas ou os tipos de perguntas que fazem; e iii) Dificuldades enfrentadas pelos estudantes no decorrer da Unidade de Aprendizagem, sobre as dificuldades conceituais, de atenção e concentração e no trabalho em grupo. Ressalta-se que as categorias sinalizam que os estudantes tiveram algumas compreensões em torno das ações desenvolvidas na Unidade de Aprendizagem, sendo que consideram que elas favoreceram seus aprendizados, protagonismos e os desafiaram a lidar com várias dificuldades encontradas durante o percurso da construção de conhecimentos sobre Cálculo Estequiométrico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1359-2183pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3004160576338277pt_BR
dc.contributor.advisor1Pauletti, Fabiana-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5896-5110pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438856485333485pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5974-3050pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5628561909586804pt_BR
dc.contributor.referee1Melzer, Ehrick Eduardo Martins-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0388-2913pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7789975902195248pt_BR
dc.contributor.referee2Pauletti, Fabiana-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5896-5110pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5438856485333485pt_BR
dc.contributor.referee3Galle, Lorita Aparecida Veloso-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4755-3070pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159304211602691pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5974-3050pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5628561909586804pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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