Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33283
Título: | Unidade de aprendizagem sobre cálculo estequiométrico na perspectiva da pesquisa em sala de aula: algumas compreensões de estudantes do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Learning unit on stochiometric calculation from the perspective of classroom research: some understandings of high school students |
Autor(es): | Incote, Simone Cristina |
Orientador(es): | Pauletti, Fabiana |
Palavras-chave: | Estequiometria - Estudo e ensino Química - Estudo e ensino Ambiente de sala de aula - Pesquisa Estudantes do ensino médio Conhecimento e aprendizagem Stoichiometry - Study and teaching Chemistry - Study and teaching Classroom environment - Research High school students Knowledge and learning |
Data do documento: | 22-Set-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | INCOTE, Simone Cristina. Unidade de aprendizagem sobre cálculo estequiométrico na perspectiva da pesquisa em sala de aula: algumas compreensões de estudantes do ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O ensino do Cálculo Estequiométrico no componente curricular de Química do Ensino Médio concentra alguns desafios por se tratar de um conteúdo em que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem e em relacioná-lo com a realidade. A questão desta investigação é: De que modo as ações desenvolvidas no âmbito de uma Unidade de Aprendizagem sobre Cálculo Estequiométrico, na perspectiva da Pesquisa em Sala de Aula, são compreendidas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio? Já o objetivo geral consiste em identificar as compreensões dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio em torno das ações desenvolvidas em uma Unidade de Aprendizagem elaborada sob a perspectiva da Pesquisa em Sala de Aula sobre Cálculo Estequiométrico. Esta investigação é de natureza qualitativa, do tipo participante e foi realizada mediante o uso da proposta de ensino Pesquisa em Sala de Aula, por meio de uma Unidade de Aprendizagem sobre Cálculo Estequiométrico, no ano de 2022, com 34 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, em uma escola pública da cidade de Curitiba, no estado do Paraná. O corpus da pesquisa foi construído a partir de relatos de aula, questionários, diários de campo da pesquisadora e materiais produzidos pelos estudantes. A Análise Textual Discursiva foi empregada como metodologia de análise do corpus da pesquisa. Como resultado, emergiram três categorias: i) Aprendizagem dos estudantes na prática e suas relações com a teoria, sobre as percepções e relações que os estudantes fizeram entre a prática e a teoria; ii) As perguntas dos estudantes nas atividades com Pesquisa em Sala de Aula, sobre as razões pelas quais alguns estudantes não fazem perguntas ou os tipos de perguntas que fazem; e iii) Dificuldades enfrentadas pelos estudantes no decorrer da Unidade de Aprendizagem, sobre as dificuldades conceituais, de atenção e concentração e no trabalho em grupo. Ressalta-se que as categorias sinalizam que os estudantes tiveram algumas compreensões em torno das ações desenvolvidas na Unidade de Aprendizagem, sendo que consideram que elas favoreceram seus aprendizados, protagonismos e os desafiaram a lidar com várias dificuldades encontradas durante o percurso da construção de conhecimentos sobre Cálculo Estequiométrico. |
Abstract: | The teaching of Stoichiometric Calculus in the High School Chemistry curricular component presents some challenges because it is content in which students struggle to learn and relate to reality. The question of this investigation is: How are the actions developed within the scope of a Learning Unit on Stoichiometric Calculation, from the perspective of Classroom Research, understood by students in the 2nd year of High School? The general objective is to identify the understandings of 2nd-year high school students around the actions developed in a Learning Unit prepared from the perspective of Classroom Research on Stoichiometric Calculation. This investigation is qualitative in nature participant type and was carried out using the teaching proposal Classroom Research through a Learning Unit on Stoichiometric Calculation, in the year 2022, with 34 students from the 2nd year of Education High school in a public school in the city of Curitiba, in the state of Paraná. The research corpus was constructed from class reports, questionnaires, the researcher’s field diaries, and materials produced by the students. Discursive Textual Analysis was used as a methodology for analyzing the research corpus. As a result, three categories emerged: i) Student learning in practice and its relationships with theory, on the perceptions and relationships that students made between practice and theory; ii) Questions from students in Classroom Research activities about the reasons why some students do not ask questions or the types of questions they ask; and iii) Difficulties faced by students during the Learning Unit, regarding conceptual difficulties, attention, and concentration and group work. Notably, the categories indicate that the students had some understanding regarding the actions developed in the Learning Unit, and they considered that they favored their learning, protagonism and challenged them to deal with various difficulties encountered while building knowledge about Stoichiometric Calculation. |
Descrição: | Acompanha: Unidade de aprendizagem sobre cálculo estequiométrico na perspectiva da pesquisa em sala de aula |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33283 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
unidadeaprendizagemcalculoestequiometrico.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
unidadeaprendizagemcalculoestequiometrico_produto.pdf | 13,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons