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Título: Indícios de objetivação dos nexos conceituais da álgebra por professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um curso online
Título(s) alternativo(s): Evidence of objectification of the conceptual nexus of algebra by teachers of the first years of elementary school in an online course
Autor(es): Minosso, Anderson
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino
Professores - Formação
Tecnologia educacional
Ensino à distância
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Ensino - Metodologia
Conhecimento e aprendizagem
Estudantes do ensino fundamental
Algebra - Study and teaching
Teachers, Training of
Educational technology
Distance education
Computer-assisted instruction
Internet in education
Teaching - Methodology
Knowledge and learning
School children
Data do documento: 3-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MINOSSO, Anderson. Indícios de objetivação dos nexos conceituais da álgebra por professores dos anos iniciais do ensino fundamental em um curso online. 2023. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta pesquisa de doutorado profissional, realizada no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), tem como indagação principal “como professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental apresentam indícios de objetivação dos nexos conceituais da álgebra durante um curso de formação continuada online?” Foi guiada pelo objetivo geral de “analisar indícios de objetivação dos nexos conceituais da álgebra por professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada organizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem”. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que ensinam matemática. Para a constituição dos dados, desenvolveu-se um curso de formação continuada, que ocorreu entre os meses de maio e junho de 2021, com tarefas síncronas realizadas por meio da plataforma de videoconferência Google Meet e assíncronas utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UTFPR. Para organização dos dados, foram seguidas três etapas de transcrição: na primeira etapa, todas as passagens das gravações foram transcritas; na segunda etapa, ocorreu a seleção dos segmentos com possíveis indícios de objetivação que atendiam à intencionalidade da pesquisa; e, por fim, foram inseridas as imagens e o encadeamento dos diálogos entre os participantes, destacando-se gestos e entonações. Para compreensão dos dados, foram adotados os fundamentos teóricos e metodológicos da Teoria da Objetivação de Radford (2006, 2015, 2017a), buscando reconhecer os nexos conceituais da álgebra sistematizados por Sousa (2004) e Panossian (2008, 2014): fluência e movimento, grandezas, controle de quantidades no concreto sensível, interdependência, linguagem, variação, campo de variação e generalização. Os dados mostraram que a modalidade de realização do curso de forma remota apresentou limitações, acarretadas pela ausência e/ou forma de uso dos recursos tecnológicos, tímida participação dos professores e curto tempo de duração do curso de formação continuada, ainda que houvesse incentivos à interação e oportunidades de ações em subgrupos. A compreensão da álgebra apresentada pelos professores aproxima-se de uma possível aritmética generalizada, partindo de casos singulares sem que ocorra o reconhecimento das grandezas envolvidas e suas variações. Também foi perceptível a influência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como entendimento latente dos professores, considerando o reconhecimento de padrões e regularidades em sequências recursivas e repetitivas de números ou objetos. A análise dos dados apontou também indícios da objetivação dos nexos conceituais da álgebra, em especial da participante Joana, que buscou ressignificar o processo de organização do ensino que já vinha sendo desenvolvido em sua práxis pedagógica. Ela inseriu encaminhamentos ordenados para conduzir os estudantes ao estabelecimento das relações entre as grandezas, evidenciando os nexos conceituais, objetivando superar questões meramente quantificáveis, resolvíveis a partir da contagem e de padrões de termos recursivos ou repetitivos, possibilitando a condução do educando ao desenvolvimento do pensamento algébrico e superando aspectos aritméticos de contagem. Partindo do curso de formação continuada e dos dados constituídos, foi elaborado o Produto Educacional (PE), como parte integrante da pesquisa. O PE é um Material Didático (MD) denominado O ensino de Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para a formação continuada de professores, um e-book com fundamento teórico, relatos, vídeos, podcast e indicaçõesbibliográficas que nortearam o desenvolvimento da formação continuada. Espera-se que a presente pesquisa contribua com a comunidade científica como material que subsidie o desenvolvimento de formações continuadas de professores que ensinam matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando a álgebra e seu ensino.
Abstract: This professional doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Scientific, Educational and Technological Training (PPGFCET) of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) has as its central question “how do teachers of the Early Years of Elementary School present signs of objectivation of the conceptual nexus of algebra during an online continuing education course?”. It was guided by the general objective of “analyzing signs of objectivation of the conceptual nexus of algebra by teachers teaching in the Early Years of Elementary School in a continuing education course organized in a Virtual Learning Environment”. The subjects involved in the research were teachers working in the Early Years of Primary School who teach Mathematics. To collect the data, a continuing education course was developed with synchronous tasks carried out between May and June 2021 using the Google Meet videoconferencing platform and asynchronous tasks using UTFPR Moodle Virtual Learning Environment. To organize the data, three steps of transcription were followed: firstly, all the passages of the recordings were transcribed, secondly, the segments with possible signs of objectification that met the intentionality of the research were selected and, finally, the images were inserted, as well as the chain of dialogues carried out by the participants, highlighting gestures and intonations. In order to understand the data, the theoretical and methodological foundations of Radford Objectivation Theory (2006; 2015; 2017) were adopted, seeking to recognize the conceptual nexuses of algebra systematized by Sousa (2004) and Panossian (2008, 2014): fluency and movement, quantities, control of quantities in the sensitive concrete, interdependence, language, variation, field of variation and generalization. The data showed that the method of conducting the course remotely had limitations due to the lack of technological resources, the short duration of the continuing education course and the timid participation of the teachers, despite them being encouraged to interact and having opportunities for actions in subgroups. The understanding of algebra presented by the teachers is close to a possible generalized arithmetic based on singular cases without recognizing the quantities involved and their variations. The influence of the National Common Curriculum Base (BNCC) was also noticeable, as teachers’ latent understanding considering the recognition of patterns and regularities in recursive and repetitive sequences of numbers or objects. The analysis of the data also pointed to evidence of the objectivation of the conceptual nexuses of algebra, especially by participant Joana, who sought to give new meaning to the process of organizing the teaching that had already been developed in her pedagogical praxis. She introduced ordered procedures to lead students to establish relationships between quantities, highlighting the conceptual nexus, with the aim of overcoming merely quantifiable questions that can be solved by counting and patterns of recursive or repetitive terms, making it possible to lead students to develop algebraic thinking, overcoming the arithmetic aspects of counting. Based on the continuing education course and the data collected, the Educational Product (PE) was created as an integral part of the research. The PE is a Didactic Material called “Teaching Algebra in the Early Years of Elementary School: a proposal for continuing teachers’ training” which is an e-book with a theoretical foundation, reports, videos, podcasts and bibliographical indications that guided the development of continuing education. It is hoped that this research will contribute to the scientific community as material to support thedevelopment of continuing education courses for teachers who teach mathematics in the Early Years of Primary School, considering algebra and its teaching.
Descrição: Acompanha: O ensino de álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta para a formação continuada de professores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33273
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