Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33272
Título: | Sequências de ensino investigativas: as perguntas do professor no ensino de ciências |
Título(s) alternativo(s): | Inquiry-based teaching sequence: teacher´s question in science teaching |
Autor(es): | Granzoti, Caroline Chybior |
Orientador(es): | Pauletti, Fabiana |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem baseada em investigação Ensino - Metodologia Professores - Formação Aprendizagem Science - Study and teaching Inquiry-based learning Teaching - Methodology Teachers, Training of Learning |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | GRANZOTI, Caroline Chybior. Sequências de ensino investigativas: as perguntas do professor no ensino de ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O Ensino de Ciências por Investigação é uma abordagem didática que busca inserir práticas de questionamento, investigação e resolução de problemas na sala de aula. Ao fazer uso dessa abordagem didática, existe a possibilidade de fomentar as características de um ambiente investigativo e o processo do fazer científico. Deste modo, a presente investigação tem por questão de pesquisa: De que modo as perguntas do professor no Ensino de Ciências por Investigação podem contribuir na elaboração de Sequências de Ensino Investigativas nos nos Iniciais? O objetivo geral desta pesquisa é identificar as possibilidades de Sequências de Ensino Investigativas a partir de uma formação permanente baseada nas perguntas do professor de Ciências nos Anos Iniciais. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo participante. Participaram desta pesquisa cinco professores de uma escola situada na região oeste de Curitiba-PR, que ministram aulas de Ciências. Os instrumentos de coleta de dados empregados foram a entrevista semiestruturada, os questionários, as Sequências de Ensino Investigativas desenvolvidas pelos participantes ao final do curso de extensão, a gravação dos encontros de formação e as perguntas elaboradas pelos participantes durante o curso de extensão. Os dados construídos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Como análise do corpus da pesquisa, foram construídas três categorias a priori: a categoria “O Ensino por Investigação com vistas à aprendizagem”, dividida em três subcategorias, a saber: i) O Ensino por Investigação e as Sequências de Ensino Investigativas: possibilidades no contexto educativo em Ciências; ii) As concepções docentes e os níveis de investigação no contexto do Inquiry; e iii) As Sequências de Ensino Investigativas com vistas à aprendizagem. A segunda categoria é intitulada “Formação permanente mediante um curso de extensão: algumas considerações” e, por fim, a terceira categoria é intitulada “A pergunta dos professores como potencializadora no processo de ensino”. Os resultados apontam a importância de cursos de formação permanente que promovam a conexão entre a teoria e prática. Percebe-se que o Ensino de Ciências por Investigação pode promover a construção do conhecimento científico e a argumentação de ideias científicas. De forma a promover esta abordagem didática, a vivência entre teoria e prática forneceu subsídios para que os participantes pudessem desenvolver Sequências de Ensino Investigativas nos Anos Iniciais. O momento de formação permanente propiciou aos participantes reflexões sobre sua práxis, bem como a compreensão da importância das atividades investigativas em aulas de Ciências. Mediante os pressupostos do Ensino por Investigação, pode-se compreender a importância das perguntas do professor como ativadoras e promotoras da aprendizagem, promovendo interações entre professor e estudantes. |
Abstract: | Science Inquiry-based Learning is an approach that aims to incorporate questioning, investigation, and problem-solving in the classroom. By utilizing this approach, it is possible to cultivate an investigative environment and foster the scientific process. The present study focuses on the research question: How can teachers’ questions in inquiry-based learning contribute to the inquiry-based teaching sequence in primary education? The overall objective is to identify the possibilities of the development of the inquiry-based teaching sequence and continuous professional development based on teachers’ questions in Primary Years. This research follows a qualitative and participant-oriented approach and was conducted in a private school located in the western part of Curitiba, PR. The five participants are teachers who teach Science at the same school. The primary methods of data collection included semistructured interviews, questionnaires, Inquiry-based Teaching Sequences developed by the participants at the end of the course, recordings of the meetings, and questions developed by the participants throughout the teacher education course. The data was analyzed using Discursive Textual Analysis, in an analysis of the research corpus, it was divided into three a priori categories. The first category is “Inquiry-based learning as a potential for learning”. As a result, three subcategories were identified: i) Inquiry-based learning and Inquiry-based Sequence Teaching: Possibilities in a Science education context; ii) Teachers’ conceptions and the levels of inquiry in an Inquiry-based learning context; and iii) Inquiry-based Teaching Sequences as a way of learning. The second category is “Permanent teacher education through a course: Some considerations,” and the third category is “Teachers’ question as a potential in the teaching process.” The results emphasize the importance of permanent teacher education courses that promote a connection between theory and practice. It was observed that Inquiry-based Learning can facilitate the development of scientific knowledge and the articulation of scientific ideas. By promoting this approach, experiencing both theory and practices helped the participants in developing Inquiry-based Teaching Sequences for primary years. These moments of permanent teacher education provided opportunities for reflection and understanding of the significance of Inquiry-based activities in Science classes. Through the presumed Inquiry-based learning, it was possible to grasp the importance of teachers’ questions as learning activators, promoting interaction between teachers and students and fostering learning. |
Descrição: | Acompanha: A pergunta do professor no ensino de ciências por investigação |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33272 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sequenciaensinoinvestigativapergunta.pdf | 4,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
sequenciaensinoinvestigativapergunta_produto.pdf | 8,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons