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dc.creatorRibeiro, Thyago de Azevedo-
dc.date.accessioned2024-02-05T14:04:50Z-
dc.date.available2024-02-05T14:04:50Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Thyago de Azevedo. Transformando o aprendizado na era da IA: integração de um LLM no ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33262-
dc.description.abstractWith the evolution of conversational Large Language Models (LLMs), such as ChatGPT, and the availability of an Application Programming Interface (API) to access this technology, there emerged a need for greater control over the functioning of this tool. Prompt engineering, a field of study focused on enhancing methods and techniques to better control the responses of these models, played a crucial role in this context. This approach involves the inclusion of additional information in the user’s initial call, such as rules and roles that the model should assume, as well as details about the user’s profile. In this work, the GPT 3.5 model was employed in the creation of a web application aimed at educating children in the third grade of elementary school, aged between 8 and 9 years. The project focused on developing a controlled prompt pattern that assumes the role of a teacher, accompanied by a set of rules to model the interaction with the LLM. This allowed the children to ask the tool questions on specific topics. The responses were tailored to the children’s inquiries, and the effectiveness of the application was evaluated by experts in the field. The conclusion of this process demonstrated the viability and efficiency of prompt engineering in personalizing the educational experience for the child audience, however, many aspects still can be improved in the future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectProgramming languages (Electronic computers)pt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.titleTransformando o aprendizado na era da IA: integração de um LLM no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeRethinking learning in the Artificial Intelligence era: incorporating an LLM in elementary schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom a evolução dos modelos de Linguagem em Larga Escala (do inglês, LLM) conversacionais, como o chatGPT, e a disponibilidade de Application Programming Interface (API) para acessar essa tecnologia, houve a necessidade de maior controle sobre o funcionamento desta ferramenta. A engenharia de prompt, uma área de estudo focada em aprimorar métodos e técnicas para controlar melhor as respostas desses modelos, desempenha um papel crucial nesse contexto. Essa abordagem envolve a inclusão de informações adicionais na chamada inicial do usuário, como regras e papéis que o modelo deve assumir, bem como detalhes sobre o perfil do usuário. Neste trabalho, o modelo GPT 3.5 foi empregado na criação de uma aplicação web destinada ao ensino de crianças do terceiro ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 9 anos. O projeto aplicou um padrão de prompt controlado que assume o papel de um professor, acompanhado de um conjunto de regras para modelar a interação com o LLM. Isso permitiu que as crianças fizessem perguntas à ferramenta sobre temas específicos. As respostas foram adaptadas aos questionamentos das crianças, e a eficácia da aplicação foi avaliada por especialistas na área, onde foi obtido uma avaliação favorável as respostas geradas pelo modelo proposto. Este processo demonstrou a viabilidade e a eficiência da engenharia de prompt na personalização da experiência educacional para o público infantil, mas ainda existem muitos aspectos que podem ser melhorados.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Fávero, Eliane Maria De Bortoli-
dc.contributor.advisor-co1Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee1Fávero, Eliane Maria De Bortoli-
dc.contributor.referee2Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee3Oliva, Jefferson Tales-
dc.contributor.referee4Pola, Ives Renê Venturini-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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