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dc.creatorJunges, Natan de Almeida-
dc.date.accessioned2024-02-01T17:28:10Z-
dc.date.available2024-02-01T17:28:10Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationJUNGES, Natan de Almeida. Learning pragmatic frames in a computational architecture. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33247-
dc.description.abstractIt still remains a mystery how social interactions can be learned só early in the human development process. Trying to understand better how social interactions work and how they emerge in infancy, Bruner (1983) presented the concept of a Pragmatic Frame (PF), a way to describe and study social interactions. This work addresses part of the mystery of learning a PF, proposing a taxonomy and a computational representation of Pfs, which are used in a solution for an artificial agent to learn a specific part of a PF through FAMA (Aineto, Jiménez Celorrio e Onaindia (2019), Aineto, Jiménez e Onaindia (2019)), an action model learning approach. This solution is implemented and tested with experiments that try to assess its viability.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectArquitetura de computadorpt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectComputer architecturept_BR
dc.titleLearning pragmatic frames in a computational architecturept_BR
dc.title.alternativeAprendendo pragmatic frames em uma arquitetura computacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAinda permanece um mistério como as interações sociais podem ser aprendidas tão cedo no processo de desenvolvimento humano. Procurando entender melhor como as interações sociais funcionam e como elas emergem na infância, Bruner (1983) apresentou o conceito de Pragmatic Frame (PF) (enquadramento pragmático, em tradução livre), uma forma de descrever e estudar as interações sociais. Este trabalho aborda parte do mistério de aprender um PF, propondo uma taxonomia e uma representação computacional de Pfs, que são usadas em uma solução para um agente artificial aprender uma parte específica de um PF através de FAMA (Aineto, Jiménez Celorrio e Onaindia (2019), Aineto, Jiménez e Onaindia (2019)), uma abordagem de aprendizado de modelo de ação. Esta solução é implementada e testada com experimentos que tentam verificar sua viabilidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Giménez Lugo, Gustavo Alberto-
dc.contributor.referee1Colas, Cédric-
dc.contributor.referee2von Lucken Martinez, Christian Daniel-
dc.contributor.referee3Tacla, Cesar Augusto-
dc.contributor.referee4Fabro, João Alberto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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