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dc.creatorSouza, Clarissa Francine Cruz de-
dc.date.accessioned2024-02-01T16:25:19Z-
dc.date.available2024-02-01T16:25:19Z-
dc.date.issued2023-11-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Clarissa Francine Cruz de. Modelos de rateio orçamentário entre os campi de uma universidade federal multicampi: o caso da UTFPR. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33245-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Modelos de rateio universitário entre os campi de uma universidade federal multicampi: o caso da UTFPRpt_BR
dc.description.abstractThe distribution of budgetary resources for education, as stipulated in the Annual Budget Law (LOA), is a critical process overseen by the Ministry of Education. This allocation is designed to enhance the efficiency of the Federal Public Education System, particularly among universities, institutes, and affiliated organizations. A key determinant in this allocation is the equivalent student metric, strategically employed to mitigate dropout rates and encourage overall system efficiency. This study delves into the implications of implementing an equivalent student-based distribution matrix for internal budget allocation within UTFPR, a Multicampi Federal Public Institution, focusing on the Efficiency and Justice principles. Employing a case study framework, the research utilizes an analytical and qualitative approach with a descriptive objective, incorporating bibliographic and documental technical procedures. The findings reveal that the adoption of an equivalent student-based distribution matrix would result in an augmented budget for several campi, including Londrina, Apucarana, Toledo, Guarapuava, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Campo Mourão, and Dois Vizinhos. Conversely, some campi such as Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Curitiba, and Santa Helena would experience a reduction in allocated resources. While the equivalent student-based distribution matrix aligns well with the efficiency principle, it is essential to note that justice, particularly the principle of equity, is better served by the current allocation model at UTFPR. This underscores the complex interplay between efficiency and justice in the context of budgetary resource distribution, warranting careful consideration for a balanced and equitable outcome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectCampi universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectOrçamentopt_BR
dc.subjectUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPublic universities and collegespt_BR
dc.subjectCollege campusespt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectBudgetpt_BR
dc.titleModelos de rateio orçamentário entre os campi de uma universidade federal multicampi: o caso da UTFPRpt_BR
dc.title.alternativeBudget allocation models between the campi of a multicampi federal university: the UTFPR casept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA distribuição orçamentária dos recursos aprovados na LOA - Lei Orçamentária Anual - para a Educação é realizada pelo MEC entre as Universidades, Institutos e demais organizações do Sistema Público Federal de Ensino, utilizando como principal indicador o aluno equivalente. Essa é uma sistemática que pretende desincentivar a evasão e a retenção escolar dos estudantes promovendo a eficiência do Sistema como um todo. Pretendemos, neste trabalho, identificar os impactos de se adotar uma matriz de distribuição para alocação interna de recursos orçamentários baseada no aluno equivalente para a UTFPR, uma instituição Pública Federal Multicampi, levando em conta o justo e o eficiente. Para tanto, a pesquisa foi classificada como um estudo de caso, com abordagem qualitativa e analítica, com objetivo descritiva e procedimentos técnicos bibliográfico e documental. Como resultado foi verificado que a adoção da matriz aluno equivalente os campi Londrina, Apucarana, Toledo, Guarapuva, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Campo Mourão e Dois Vizinhos ganham orçamento, enquanto que os campi Francisco Beltrão, Medianeira, Pato Branco, Curitiba e Santa Helena perdem orçamento. Nesse sentido, considerando a eficiência, a matriz aluno equivalente se mostra a mais adequada, no entanto, para a concretização da justiça como equidade a matriz UTFPR é a mais apropriada.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0360-3205pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2262171988131672pt_BR
dc.contributor.advisor1Azeredo, Abel Dionizio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9456-8315pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972511619847291pt_BR
dc.contributor.referee1Azeredo, Abel Dionizio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9456-8315pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4972511619847291pt_BR
dc.contributor.referee2Rabêlo Neto, Alexandre-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8480-6209pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2630571885105078pt_BR
dc.contributor.referee3Vicentin, Ivan Carlos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9039-0046pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6534550312384359pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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