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Título: Nick, a raposa robótica: cabeça animatrônica controlada remotamente
Título(s) alternativo(s): Nick, the robot fox: remote controlled animatronic head
Autor(es): Fiodi, Rebeca Caetano
Andreiko, Yuri
Orientador(es): Vieira, Juliano Mourão
Palavras-chave: Robôs - Sistemas de controle
Expressão facial
Impressão tridimensional
Raposas
Engenharia de protótipos
Robots - Control systems
Facial expression
Three-dimensional printing
Foxes
Prototypes, Engineering
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FIODI, Rebeca Caetano; ANDREIKO, Yuri. Nick, a raposa robótica: cabeça animatrônica controlada remotamente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de uma cabeça animatrônica robótica, baseada em uma raposa, capaz de esboçar expressões faciais através de um aplicativo de controle, com comunicação Bluetooth. A escolha do tema se deve ao fato que os animatrônicos estão cada vez mais presentes na sociedade, principalmente no campo de entretenimento. Para atingir a meta de construção do projeto, foram desenvolvidos mecanismos, baseados em modelos existentes, confeccionados por meio de impressão 3D. A cabeça conta com movimento de olhos, pálpebras, sobrancelhas e mandíbula. O desenvolvimento eletrônico envolveu a criação de uma placa de circuito, um firmware de controle, um software de interação com usuário e um protocolo de comunicação proprietário para comando dos mecanismos. O resultado final do protótipo valida os modelos teóricos nos quais foram baseadas as expressões faciais e os respectivos mecanismos, além de cumprir o objetivo principal da proposta que é entreter e surpreender as pessoas.
Abstract: This project is about the development process of an animatronic robotic head prototype, based on a fox, able to show facial expressions through a Bluetooth app remote controlled. The theme was chosen due to the growing use of animatronics in society, mostly in the entertainment field. To achieve the goals set for this project, mechanisms were 3D printed based on existing models. The head has movements of eyes, eyelids, eyebrows and jaw. The electronic development involved the creation of a circuit board, a control firmware, a user interface software and a communication protocol specific for the mechanism control. The final prototype validates the theoretical models on which the facial expressions and respective mechanisms were based, in addition to fulfilling the main objective of the project which is to entertain and surprise people.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33223
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