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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33210
Título: | Patologias em obras de arte especiais: estudo de caso em uma ponte na cidade de Curitiba (PR) |
Título(s) alternativo(s): | Pathologies in special works art: case study on a bridge in the city of Curitiba (PR) |
Autor(es): | Remenche, Igor Rossi |
Orientador(es): | Lima, Adauto José Miranda de |
Palavras-chave: | Pontes de concreto - Deterioração Concreto armado - Testes Análise estrutural (Engenharia) - Programas de computador Viadutos - Curitiba (PR) Normas técnicas (Engenharia) Bridges, Concrete - Deterioration Reinforced concrete - Testing Structural analysis (Engineering) - Computer programs Viaducts - Curitiba (Brazil) Standards, Engineering |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | REMENCHE, Igor Rossi. Patologias em obras de arte especiais: estudo de caso em uma ponte na cidade de Curitiba (PR). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa constituiu-se em um estudo de caso que visa analisar as manifestações patológicas presentes em uma ponte, por meio das normas NBR 9452 (ABNT, 2019) e a COST 345 (COST, 2007), a fim de verificar as diferenças e aproximações no resultado da análise. A ponte estudada foi construída em concreto armado, em 1970 e está localizada na cidade de Curitiba-PR. Para a realização da análise, foi efetuada uma inspeção visual a fim de se mapear as manifestações patológicas evidenciadas no elemento estrutural e uma inspeção especial, a partir de ensaios não destrutivos para caracterizar a qualidade do concreto. Foi utilizado um software para determinar o aumento de momento sofrido no meio do vão da ponte com o avanço da normativa de carga móvel em obra de artes especiais. Por fim, foram aplicadas as normas de inspeção para verificar a condição atual em que a estrutura se encontra. Os resultados da análise evidenciaram que a ponte apresenta diversas manifestações patológicas e também sofreu um aumento de momento positivo com o avanço da normativa NB 6 (ABNT, 1960) para NBR 7188 (ABNT, 2013) devido a alteração do trem tipo que passou de 360 toneladas para 450 toneladas. Além disso, os resultados obtidos para o concreto superficial na inspeção especial para o pacômetro, foram insatisfatórios para alguns elementos estruturais e para o ultrassom foi evidenciado que a qualidade do concreto superficial estava muito pobre e pobre. Por fim, concluiu-se que as normativas NBR 9452 (ABNT, 2019) e COST 345 (COST 2007) obtiveram o mesmo resultado e ambas as normas possuem um potencial orientativo quanto a inspeção de pontes e viadutos. |
Abstract: | The present research consisted of a case study that aims to analyze the pathological manifestations present in a bridge, through the NBR 9452 (ABNT, 2019) and COST 345 (COST, 2007) standards, in order to verify the differences and approximations on the result of the analysis. The studied bridge was built on reinforced concrete in 1970 and is located in the city of Curitiba-PR. To carry out the analysis, a visual check was carried out in order to map the pathological manifestations evidenced in the structural element and a special inspection, using non-destructive tests to characterize the quality of the concrete. Also, a software was used to determine the moment increase suffered in the middle of the span of the bridge with the advance of the mobile load regulations in special engineering works. Finally, verification standards were applied to verify the current condition of the structure. The results of the analysis showed that the bridge has several pathological manifestations and also suffered an increase in positive momentum with the advancement of the NB 6 (ABNT, 1960) to NBR 7188 (ABNT, 2013) regulations due to the change in the type train, which went from 360 tons to 450 tons. In addition, the results obtained for the surface concrete in the special shielding for the pacometer, were unsatisfactory for some external elements and for the ultrasound it was evidencied that the quality of the surface concrete was very poor and poor. Finally, it was concluded that the NBR 9452 (ABNT, 2019) and COST 345 (COST 2007) standards obtained the same result and both standards have a guiding potential regarding the protection of bridges and viaducts. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33210 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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