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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33204
Título: | Desenvolvimento e aplicação de jogo para ensino da filosofia lean construction |
Título(s) alternativo(s): | Development and application of game for teaching the lean construction philosophy |
Autor(es): | Yano, Jhun Bruno Pereira, Jorge Lucas |
Orientador(es): | Iarozinski Neto, Alfredo |
Palavras-chave: | Produção enxuta Construção civil Jogos Métodos de Simulação Lean manufacturing Building Games Simulation methods |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | YANO, Jhun Bruno; PEREIRA, Jorge Lucas. Desenvolvimento e aplicação de jogo para ensino da filosofia lean construction. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a assimilação de conhecimento transmitido por meio de um jogo didático sobre a filosofia Lean Construction aplicado em sala de aula para os alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foram utilizados os conceitos do design thinking para a elaboração do jogo, que consiste basicamente em blocos de montar casas, a fim de transmitir os principais tópicos da construção enxuta em cinco etapas: compreender as necessidades da indústria da construção civil (empatia), definição do problema da construção civil (definição), desenvolvimento do jogo (idealização), aperfeiçoamento do jogo (prototipação) e aplicação do jogo em sala de aula (validação). A partir disso, o jogo foi aplicado em sala de aula simulando a montagem das casas de duas formas, uma pelo sistema de gerenciamento de obras convencional e outra pelo sistema Lean, com ênfase na aplicação da linha de balanço, então foi coletado o tempo de montagem correspondente a cada sistema de gerenciamento e posteriormente foi aplicado um questionário aos alunos da classe. Ao final do jogo, foi identificado que a montagem por meio do sistema de gerenciamento Lean Construction proporcionou redução de tempo, maior organização, criação de fluxo contínuo de atividades e possibilitou a transmissão do conhecimento da construção enxuta em sala de aula. |
Abstract: | The main objective of this work is to evaluate the assimilation of knowledge transmitted through a didactic game about the Lean Construction philosophy applied in the classroom for students of the Federal Technological University of Paraná. Design thinking concepts were used to develop the game, which basically consists of building blocks for houses, in order to convey the main topics of lean construction in five stages: understanding the needs of the civil construction industry (empathy), defining the construction problem (definition), game development (idealization), game improvement (prototyping) and application of the game in the classroom (validation). From this, the game was applied in the classroom simulating the assembly of the houses in two ways, one by the conventional works management system and the other by the Lean system, with emphasis on the application of the balance line, then the time of construction was collected. Assembly corresponding to each management system and later a questionnaire was applied to the students of the class. At the end of the game, it was identified that assembly through the Lean Construction management system provided time reduction, greater organization, creation of a continuous flow of activities and enabled the transmission of knowledge of lean construction in the classroom. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33204 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
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