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Título: As videoaulas como dispositivos pedagógicos na prática profissional docente a partir da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia
Título(s) alternativo(s): Video lessons as pedagogical devices in the professional practice from the cognitive theory of multimedia learning
Autor(es): Costa, Carmen Sílvia da
Orientador(es): Camas, Nuria Pons Vilardell
Palavras-chave: Aprendizagem cognitiva
Comunicações multimídia
Professores - Formação
Sistemas multimídia
Processamento de imagens
Ensino audiovisual
Ensino - Meios auxiliares
Cognitive learning
Multimedia communications
Teachers, Training of
Multimedia systems
Image processing
Audio-visual education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 3-Abr-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Carmen Sílvia da. As videoaulas como dispositivos pedagógicos na prática profissional docente a partir da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. 2024. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A presente investigação insere-se na linha de pesquisa Mediações por Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem como temática a contribuição da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) (MAYER, 2009; 2021) no trabalho docente dos professores que utilizam videoaulas. Tem-se como pressuposto responder ao problema de pesquisa: de que modo os princípios de design da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia podem contribuir na formação de professores que planejam e produzem videoaulas? Diante disso, temse como objetivo geral compreender se a formação de professores que planejam e produzem videoaulas pode ser favorecida mediante a aplicação dos princípios de design da TCAM. A pesquisa é de abordagem qualitativa (CRESWELL, 2014), usando o método de Pesquisa Bibliográfica (MARCONI; LAKATOS; MEDEIROS, 2022), com dados que foram coletados em 16 produções científicas. Para tanto, selecionaram-se quatro (04) descritores de interpretação, conforme a perspectiva de Salomon (1972) e Salvador (1980), que foram: Formações de Professores e a TCAM; O visual e o auditivo como favorecedores da aprendizagem; Formação de Professores para o trabalho docente com videoaulas e Saberes Docentes mobilizados para o trabalho docente com as videoaulas. A sistematização dos dados foi organizada por meio do software MAXQDA (VERBI SOFTWARE, 2022), auxiliando a análise interpretativa. O principal resultado obtido da análise é que há uma lacuna nas pesquisas relacionadas à Formação de Professores para a aplicação dos princípios da TCAM no trabalho docente nas etapas de planejamento, elaboração e produção de videoaulas. Apesar da lacuna, o corpus de pesquisa pôde contribuir para concluir que a aquisição de saberes sobre a TCAM e seus princípios de design, nos processos de Formação de Professores, pode ser uma importante contribuição para a prática pedagógica, a fim de favorecer a aprendizagem, considerando estes princípios para a estratégia de reduzir o processamento cognitivo extrínseco, gerir o processamento cognitivo essencial, e fomentar o processamento cognitivo generativo. Além disso, o corpus contribui para a criação de um dispositivo digital de apoio à Formação de Professores como produto educacional desta pesquisa, um e-book intitulado “Produção de videoaulas com perspectivas da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia”.
Abstract: This dissertation is part of the line of research Mediations by Information and Communication Technologies in Science and Mathematics Teaching of the Postgraduate Program in Scientific, Educational, and Technological Training of the Federal Technological University of Paraná. Its theme is the contribution of the Cognitive Theory of Multimedia Learning (CTML) (MAYER, 2009; 2021) in the teaching work of teachers who use video classes. It is assumed to answer the research problem: how can the CTML design principles contribute to training teachers who plan and produce video lessons? In this sense, the general objective is to understand if the design principles of CTML can favor the training of teachers who plan and produce video lessons. The research has a qualitative approach (CRESWELL, 2014), using the Bibliographic Research method (MARCONI; LAKATOS; MEDEIROS, 2022), with data from 16 scientific productions. For this, four (04) descriptors of interpretation were selected, according to the perspective of Salomon (1972) and Salvador (1980), which were: Teacher Training and CTML; The visual and auditory as promoters of learning; Teacher Training for the teaching work with video classes and Teacher Knowledge mobilized for the teaching work with video classes. The data were systematized using the MAXQDA software (VERBI SOFTWARE, 2022), helping the interpretative analysis. The main result obtained from the analysis is that there is a gap in the research related to Teacher Education for the application of CTML principles in the teaching work in the stages of planning, elaboration, and production of video lessons. Despite the gap, the research corpus could contribute to concluding that the acquisition of knowledge about CTML and its design principles in Teacher Education processes can be an essential contribution to pedagogical practice in order to favor learning, considering these principles for the strategy of reducing extrinsic cognitive processing, managing essential cognitive processing, and fostering generative cognitive processing. In addition, the corpus contributes to creating a digital device to support Teacher Training as an educational product of this research, an e-book entitled “Video lesson production with Perspectives from the Cognitive Theory of Multimedia Learning.”
Descrição: Acompanha: Produção de videoaulas com perspectivas da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia: uma proposta para significar o trabalho docente com videoaulas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33198
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