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dc.creatorQueiroz, Janaína Souza de-
dc.date.accessioned2024-01-15T20:18:02Z-
dc.date.available2024-01-15T20:18:02Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Janaína Souza de. Ubuntuísmo e quilombismo na música de Leci Brandão. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33180-
dc.description.abstractThis master’s thesis discuss the participation of the sambist black woman in the context of this afro-brazilian music expression. The text here presented is the result of a reflexion about the following problem: Is there a ubuntu and quilombist perspective in the music compositions of Leci Brandão? The reading, analysis and systematization process of the results started from the following general objective: to analyze ubuntuism and quilombismo in the music compositions of Leci Brandão. The procedures adopted delimited the resources, and because of that, the examined material consists in writing works, music lyrics and interviews of Leci Brandão’s persona, and, as só, the methodology is qualitative, of analytic and deductive character, and the data collect is of the bibliographic and documentary type. The concepts of ubuntu and quilombismo were took as the criterion of analysis for the compositions of Leci Brandão. Another concept also helped in the construction of this work, such as afrocentricity, agency, black feminism and intersectionality to know the contribution of black women in the music context, especially that of samba. Also valuable is the perspective of the interaction of technology and work about the themes approached in this work. The consulted materials, and the content of the analysis were incorporated in the texts, those of which were distributed in four chapters: Introduction; Ubuntu, Quilombismo and Samba; Ubuntuist and Quilombist Ways of Being in Leci Brandão’s Music and Final Considerations.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectBrandão, Leci, 1944-pt_BR
dc.subjectNascimento, Abdias do, 1914-2011pt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectUbuntu (Filosofia)pt_BR
dc.subjectCantoras negraspt_BR
dc.subjectArte negrapt_BR
dc.subjectFeminismo e artept_BR
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectSamba (Dance)pt_BR
dc.subjectUbuntu (Philosophy)pt_BR
dc.subjectAfrican American women singerspt_BR
dc.subjectArt, Blackpt_BR
dc.subjectFeminism and artpt_BR
dc.titleUbuntuísmo e quilombismo na música de Leci Brandãopt_BR
dc.title.alternativeUbuntuism and quilombism In Leci Brandão's musicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação versa sobre a participação da mulher negra sambista no contexto desta expressão musical afro-brasileira. O texto aqui apresentado é o resultado da reflexão sobre este problema: Haveria uma perspectiva ubuntuísta e quilombista nas composições de Leci Brandão? Os processos de leituras, análises e sistematizações de resultados ocorreu a partir do seguinte objetivo geral: analisar o ubuntuísmo e o quilombismo em composições de Leci Brandão. Para cumprir esta tarefa maior, foram trabalhados os seguintes objetivos específicos: a) articular os conceitos de ubuntu, da cosmovisão africana, e quilombismo, proposto por Abdias Nascimento, ao samba; b) conhecer Leci Brandão e sua obra musical; c) analisar as perspectivas de ubuntu e quilombismo nas letras das música Zé do Caroço, Preferência, Deixa Deixa, A Filha da Dona Leci, G.R.E. de Samba da compositora e cantora Leci Brandão. Os procedimentos adotados delimitaram os recursos, por isso, o material examinado consiste das obras escritas, letras de músicas e entrevistas da personagem Leci Brandão, sendo, portanto, a metodologia qualitativa, de caráter analítico-dedutiva, e a coleta de dados de tipo bibliográfica e documental. Os conceitos de ubuntu e de quilombismo foram tomados como critério para a análise de composições de Leci Brandão. Outros conceitos também auxiliaram na construção desse trabalho, tais como afrocentricidade, agência, feminismo negro e interseccionalidade, para conhecer a contribuição de mulheres negras no contexto da música, em especial do samba. Também valiosa é a perspectiva da interação de tecnologia e trabalho acerca dos abordados nesse trabalho. Os materiais consultados, assim como o teor da análise, passaram a incorporar os textos, os quais foram distribuídos em quatro capítulos: Introdução; Ubuntu, Quilombismo e Samba; Modos de Ser Ubuntuísta e Quilombista na Música de Leci Brandão e Considerações Finais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540810189447019pt_BR
dc.contributor.advisor1Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4970-2498pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Gilson Leandro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0728-1218pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9402463923848550pt_BR
dc.contributor.referee2Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8233-229Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee3Luz, Nanci Stancki da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4970-2498pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4274116207418522pt_BR
dc.contributor.referee4Nascimento, Sergio Luis do-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8766-3664pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8361645058425319pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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