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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33165
Título: | Reino animal no "Aula Paraná" |
Título(s) alternativo(s): | Animal kingdon in "Aula Paraná" |
Autor(es): | Fra, Teresita Victoria de Dios Ortiz |
Orientador(es): | Fujii, Rosangela Araujo Xavier |
Palavras-chave: | Ensino via Web COVID-19, Pandemia de, 2020- Ensino auxiliado por computador Ciência - Estudo e ensino Web-based instruction COVID-19 Pandemic, 2020- Computer-assisted instruction Science - Study and teaching |
Data do documento: | 30-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | FRA, Teresita Victoria de Dios Ortiz. Reino animal no "Aula Paraná". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023. |
Resumo: | Com a declaração do estado de emergência nacional no ano de 2020, devido a pandemia do coronavírus (COVID-19), o governo do estado do Paraná, a fim de controlar a disseminação do vírus, foi aderir ao ensino emergencial remoto. Nesse sistema, a Secretaria de Educação passou a oferecer aulas gravadas aos estudantes de todas as escolas do Estado por meio da Plataforma Aula Paraná. Portanto, o presente trabalho objetivou examinar como foi organizado, se é viável ou não o conteúdo, relacionado ao conteúdo curricular Reino Animal e materiais disponibilizados no Aula Paraná (videoaula). A análise levou em consideração os documentos oficiais do Governo Federal e do Governo Estadual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), respectivamente. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo. Emergiram cinco Unidades de Análise dos dados: Características (UA01); Classificação (UA02); Interações ecológicas (UA03); Contextualização local e nacional (UA04); Impactos (UA05). O estudo revelou que UA01 prevaleceu aspectos descritivos da morfologia e fisiologia dos diferentes grupos de animais. Apenas em três aulas identificou-se menção às características evolutivas desses seres vivos. O direcionamento ao ensino memorístico foi fortemente identificado nas UA02 e UA03, visto que prevaleceu o ensino direcionado à descrição de nomes e estruturas relacionadas a classificação e interações ecológicas. Nas UA04 e UA05 prevaleceram a contextualização com direcionamento a atrair a atenção dos alunos-ouvintes correlacionado os assuntos abordados com situações e contextos mais imediatos, mas sem aprofundamento e ampliação para outros ecossistemas e problemas nacionais e globais. De forma geral o estudo revelou que as videoaulas disponibilizadas na plataforma Aula Paraná apresentam potencial para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem escolar apenas de forma complementar, precisam ser reestruturados, visto que apresentam informações superficiais e de forma fragmentada exigindo um processo de mediação docente ativo em sala de aula. Dessa forma recomenda-se que esse material não seja utilizado em sala de aula como recurso didático único. |
Abstract: | In 2020, following the announcement of a nationwide state of emergency due to the coronavirus pandemic (COVID-19), the government of the state of Paraná, in order to control the spread of the virus, decided to adopt an emergency remote learning. In this system, the State Department of Education started providing recorded classes to the students from all schools in the state through the Aula Paraná platform. Therefore, the present study aimed to examine how the content related to the Animal Kingdom curriculum and the materials available on Aula Paraná (video lessons) were organized and whether they are viable or not. The analysis considered official documents from the Federal and State Governments, the Brazilian Common Core Curriculum (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), and the Curriculum of the State of Paraná (Currículo da Rede Estadual Paranaense - CREP), respectively. The data were analyzed according the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. Five Units of Analysis emerged from the data: Characteristics (UA01); Classification (UA02); Ecological Interactions (UA03); Local and National Contextualization (UA04); Impacts (UA05). The study revealed that UA01 focused on descriptive aspects of the morphology and physiology of different animal groups. Only in three lessons there was mention of the evolutionary characteristics of the species. The direction towards a memoristic teaching have been strongly identified in UA02 and UA03, since a teaching limited to the description of names and structures related to the classification and ecological interactions have prevailed. In UA04 and UA05, there was a prevalence of contextualization aimed at capturing the attention of student-listeners by correlating the covered topics with more limited situations and contexts, but without depth and expansion to other ecosystems and other national and global issues. Overall, the study revealed that even though the video lessons available on the Aula Paraná platform have the potential to be used in the school teaching and learning process, they only should be used as a complementary resource. There is a need for restructuring, since the contents can present superficial and fragmented information, requiring an active mediation process by a teacher in the classroom. Thus, it is recommended that this material should not be used in the classroom as the only teaching resource |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33165 |
Aparece nas coleções: | SH - Licenciatura em Ciências Biológicas |
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