Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeckel, Evandro Rodrigo-
dc.date.accessioned2024-01-10T20:22:43Z-
dc.date.available2025-05-29-
dc.date.available2024-01-10T20:22:43Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationNECKEL, Evandro Rodrigo. Uma análise qualitativa da apuração da temática reciclagem na Aula Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33160-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EA) came from the need to discuss and rethink customs, practices and actions in the face of evidence of the scarcity of environmental resources and climate change, caused by population growth, encouragement of consumerism, industrialization and accessibility to consumer goods. The general objective of this study was to analyze environmental learning within the educational field, to examine the textual and visual content related to the curricular content that involves Recycling in the materials available in the Paraná Class, in relation to the recycling curricular content in the Paraná Science and Geography Classes. The methodology used was a descriptive analysis, of a qualitative nature, using the content analysis technique, where the following Analysis Units were presented: UA1 video classes, UA2 summary of classes and UA3 slides and the four categories of pre-established analyzes of each Class Paraná were: Objects of knowledge, Contextualization, Problematization and Measurement of Contents. From the proposed history in relation to EA, it can be seen that it is a theme that came to be seen as essential and necessary, to be discussed over the years, from the moment the educator began to have a vision of education focused on man's relationship with naturept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectRecycling (Waste, etc.)pt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Fundamental))pt_BR
dc.titleUma análise qualitativa da apuração da temática reciclagem na Aula Paranápt_BR
dc.title.alternativeA qualitative analysis of the collection of the recycling theme in the Paraná Classroompt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) veio da necessidade de se discutir e repensar costumes, práticas e ações diante das evidências da escassez de recursos ambientais e mudanças climáticas, causadas pelo crescimento populacional, incentivo ao consumismo, industrialização e acessibilidade a bens de consumo. O objetivo geral do presente foi analisar a aprendizagem ambiental dentro do campo educacional, para examinar o conteúdo textual e imagético relacionado ao conteúdo curricular que envolve Reciclagem nos materiais disponibilizados na Aula Paraná, em relação ao conteúdo curricular reciclagem nas Aulas Paraná de Ciências e Geografia. A metodologia utilizada foi uma análise descritiva, de cunho qualitativo, por meio da técnica análise de conteúdos, onde se apresentou as seguintes Unidades de Analise: UA1 videoaulas, UA2 resumo das aulas e UA3 slides e as quatro categorias de análises preestabelecidas de cada Aula Paraná foram: Objetos do conhecimento, Contextualização, Problematização e Aferição dos Conteúdos. A partir do histórico proposto em relação à EA, percebe-se que é uma temática que passou a ser visto como essencial e necessária, a ser discutida ao longo dos anos, a partir do momento em que o educador passou a ter uma visão de educação voltada a relação do homem com a natureza.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Fujii, Rosangela Araujo Xavier-
dc.contributor.referee1Fujii, Rosangela Araujo Xavier-
dc.contributor.referee2Pompermayer, Katiane-
dc.contributor.referee3Rosa, Nadine Doralina Kaul da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisequalitativaapuracao.pdf
  Disponível a partir de 2025-05-29
1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons