Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33160
Título: Uma análise qualitativa da apuração da temática reciclagem na Aula Paraná
Título(s) alternativo(s): A qualitative analysis of the collection of the recycling theme in the Paraná Classroom
Autor(es): Neckel, Evandro Rodrigo
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Educação ambiental
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Ciências (Ensino fundamental)
Environmental education
Recycling (Waste, etc.)
Science - Study and teaching (Fundamental))
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: NECKEL, Evandro Rodrigo. Uma análise qualitativa da apuração da temática reciclagem na Aula Paraná. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) veio da necessidade de se discutir e repensar costumes, práticas e ações diante das evidências da escassez de recursos ambientais e mudanças climáticas, causadas pelo crescimento populacional, incentivo ao consumismo, industrialização e acessibilidade a bens de consumo. O objetivo geral do presente foi analisar a aprendizagem ambiental dentro do campo educacional, para examinar o conteúdo textual e imagético relacionado ao conteúdo curricular que envolve Reciclagem nos materiais disponibilizados na Aula Paraná, em relação ao conteúdo curricular reciclagem nas Aulas Paraná de Ciências e Geografia. A metodologia utilizada foi uma análise descritiva, de cunho qualitativo, por meio da técnica análise de conteúdos, onde se apresentou as seguintes Unidades de Analise: UA1 videoaulas, UA2 resumo das aulas e UA3 slides e as quatro categorias de análises preestabelecidas de cada Aula Paraná foram: Objetos do conhecimento, Contextualização, Problematização e Aferição dos Conteúdos. A partir do histórico proposto em relação à EA, percebe-se que é uma temática que passou a ser visto como essencial e necessária, a ser discutida ao longo dos anos, a partir do momento em que o educador passou a ter uma visão de educação voltada a relação do homem com a natureza.
Abstract: Environmental Education (EA) came from the need to discuss and rethink customs, practices and actions in the face of evidence of the scarcity of environmental resources and climate change, caused by population growth, encouragement of consumerism, industrialization and accessibility to consumer goods. The general objective of this study was to analyze environmental learning within the educational field, to examine the textual and visual content related to the curricular content that involves Recycling in the materials available in the Paraná Class, in relation to the recycling curricular content in the Paraná Science and Geography Classes. The methodology used was a descriptive analysis, of a qualitative nature, using the content analysis technique, where the following Analysis Units were presented: UA1 video classes, UA2 summary of classes and UA3 slides and the four categories of pre-established analyzes of each Class Paraná were: Objects of knowledge, Contextualization, Problematization and Measurement of Contents. From the proposed history in relation to EA, it can be seen that it is a theme that came to be seen as essential and necessary, to be discussed over the years, from the moment the educator began to have a vision of education focused on man's relationship with nature
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33160
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisequalitativaapuracao.pdf
  Disponível a partir de 2025-05-29
1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons