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Título: Saúde mental dos profissionais que atuam na educação em direitos humanos: análise pela Teoria da atividade
Título(s) alternativo(s): Mental health of professionals who work in human rights education: analysis by Activity Theory
Autor(es): Silva, Francine Gomes da
Orientador(es): Carvalho, Andriele de Pra
Palavras-chave: Saúde mental
Direito do trabalho
Direitos humanos
Trabalho - Aspectos psicológicos
Trabalhadores
Mental health
Labor laws and legislation
Human rights
Work - Psychological aspects
Employees
Data do documento: 28-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Francine Gomes da. Saúde mental dos profissionais que atuam na educação em Direitos Humanos: análise pela Teoria da Atividade. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A conquista por direitos relacionados ao trabalho é desenhada por uma construção sócio-histórica marcada por lutas, revoluções e confrontos, não obstante, os direitos e garantias já consolidados legalmente, ainda existem nas organizações de trabalho alguns problemas que os colocam trabalhadores em uma posição de vulnerabilidade, especialmente uma vulnerabilidade psíquica. Logo, a presente dissertação tem como objetivo analisar a saúde mental dos profissionais que atuam na educação em Direitos Humanos. Para atingir tal objetivo foi realizada uma revisão sistemática de literatura. Os resultados atingidos expõem a escassez de trabalhos que abordam a saúde mental dos trabalhadores pela perspectiva da Teoria da Atividade. Por fim, a Teoria da Atividade é destacada como um novo olhar para compreender a saúde mental no âmbito do trabalho.
Abstract: The achievement of rights related to work is designed by a sócio-historical construction marked by struggles, revolutions and confrontations, despite the rights and guarantees already legally consolidated, there are still some problems in work organizations that place workers in a position of vulnerability, especially a psychic vulnerability. Therefore, this dissertation aims to analyze the mental health of professionals who work in Human Rights education. To achieve this objective, a systematic literature review was carried out. The results achieved expose the scarcity of works that address workers’ mental health from the perspective of Activity Theory. Finally, Activity Theory is highlighted as a new perspective to understand mental health in the workplace.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta de uma prática de avaliação da saúde mental no contexto do trabalho
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33147
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