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Título: Estrutura de contenção de pneus inservíveis como solução prática para sua reutilização
Título(s) alternativo(s): Contention structures for unserved tires as a practical solution for their reuse
Autor(es): Mattos, Ane Gabriele Bayer de
Orientador(es): Czap, Marcela Maier Farias
Palavras-chave: Taludes (Mecânica do solo)
Pneus inservíveis
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Slopes (Soil mechanics)
Waste tires
Recycling (Waste, etc.)
Data do documento: 9-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: MATTOS, Ane Gabriele Bayer de. Estrutura de contenção de pneus inservíveis como solução prática para sua reutilização. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre os conceitos básicos de taludes e muros de contenção. Além disso, mostra a realidade da reutilização dos pneus inservíveis e sua destinação, focando na real situação deste tema na cidade de Guarapuava – Paraná, mostrada em pesquisas realizadas nesta cidade. Por fim, é apresentada a estrutura de contenção de pneus como uma possível solução para a instabilidade de taludes de aterro, como uma alternativa sustentável, rápida e barata para execução, exemplificada em um estudo de caso deste tipo de estrutura realizado na região estudada, mostrando suas técnicas construtivas, materiais para amarração, classificação do solo por meio da análise de granulometria de uma amostra do local, cálculos para verificações de segurança ao deslocamento, tombamento e de tensões na base, e por fim, seus custos. Após análise deste método, conclui-se que esta estrutura de contenção é uma alternativa viável para utilização na região, apesar da dificuldade para conseguir mão de obra, já que as borracharias foram acessíveis para fornecimento dos pneus, além de mostrar bons resultados para as verificações de segurança.
Abstract: This paper presents a literature review on the basic concepts of slopes and retaining walls. In addition, it shows the reality of the reuse of unserviceable tires and their destination, focusing on the real situation of this theme in the city of Guarapuava - Paraná, shown in research carried out in this city. Finally, the tire containment structure is presented as a possible solution for the instability of landfill slopes, as a sustainable, fast and cheap alternative for execution, exemplified in a case study of this type of structure carried out in the studied region, showing its construction techniques, materials for mooring, soil classification through the analysis of granulometry of a sample of the site, calculations for safety checks to displacement, overturning and tensions in the base, and finally, its costs. After analyzing this method, it is concluded that this containment structure is a viable alternative for use in the region, despite the difficulty in obtaining labor, since the tire shops were accessible to supply the tires, in addition to showing good results for safety checks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33140
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