Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3313
Título: Análise da educação ambiental lúdica: estudo de caso no ensino fundamental I
Autor(es): Barreiros, Renata Ballego
Orientador(es): Fortes Gonzalez, Carlos Eduardo
Palavras-chave: Educação ambiental - Estudo e ensino (Primário) - Curitiba (Paraná)
Jogos educativos
Planos de aula - Avaliação
Professores de ensino fundamental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Prática de ensino
Pesquisa qualitativa
Ciência - Estudo e ensino
Environmental education - Study and teaching (Primary) - Curitiba (Paraná)
Educational games
Lesson planning - Rating of
Elementary school teachers
Interdisciplinary approach in education
Student teaching
Qualitative research
Science - Study and teaching
Data do documento: 28-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARREIROS, Renata Ballego. Análise da educação ambiental lúdica: estudo de caso no ensino fundamental I. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo dessa dissertação é analisar a Educação Ambiental Lúdica, através de um estudo de caso em instituição de ensino fundamental I, através da análise de planos de aula de professores. Objetiva-se com ele compreender o que faz parte de um planejamento que, intencionalmente, promova essas relações; que interdisciplinaridades propõem e o que escolhem como lúdico. Tal estudo possibilita entendimentos e análises em relação ao conhecimento e atuação dos professores ao incluir a EA em seus planos de aula. Dessa forma, outros objetivos, derivados do apontado como geral, são almejados, sendo eles: levantar e analisar o que os professores propõem como atividades lúdicas em relação à EA nos planos de aula, relacionar as propostas docentes com documentos oficiais e a literatura específica, elaborar o produto: capacitação ofertada aos professores da rede municipal sobre EA interdisciplinar e lúdica. Essa é uma pesquisa qualitativa, para a qual os professores de todas as áreas do ensino fundamental I (de 1° à 5° ano) de uma escola municipal, localizada no Bairro Uberaba, da cidade de Curitiba foram chamados a participar através da apresentação de um plano de aula, correlacionando uma área de conhecimento, de livre escolha, no caso de professores regentes, pois atuam com todas as disciplinas, ou específica, no caso de professores de áreas (arte, ensino religioso, educação física e ciências), com a Educação Ambiental, devendo propor algo lúdico. A pesquisa mostra de forma geral, quais componentes curriculares são relacionados com a EA, que conteúdos são escolhidos, que articulação fazem com o lúdico e o que objetivam com esse plano de aula.
Abstract: The objective of this dissertation is to analyze the Leisure Environment Education, through a case study in a primary school I, through the analysis of teachers' lesson plans. It aims to understand what is part of a planning that intentionally promotes these relationships; which interdisciplinarities propose and what they choose as ludic. This study allows understanding and analysis in relation to the knowledge and performance of teachers by including EA in their lesson plans. In this way, other objectives, derived from what is pointed out as general, are aimed at: raising and analyzing what teachers propose as play activities in relation to EE in the lesson plans, linking teaching proposals with official documents and the specific literature, to elaborate the product: training offered to teachers of the municipal network on interdisciplinary and playful EE. This is a qualitative research, for which the teachers of all areas of elementary school I (1st to 5th year) of a municipal school, located in the Uberaba neighborhood of the city of Curitiba were called to participate through the presentation of a lesson plan, correlating an area of knowledge, of free choice, in the case of regent teachers, since they act with all the disciplines, or specific, in the case of professors of areas (art, religious education, physical education and sciences), with the Environmental Education, and should propose something playful. The research shows in general, which curricular components are related to EE, what contents are chosen, what articulation they make with the playful and what they objectify with this lesson plan.
Descrição: Acompanha: Plano de curso de capacitação para professores da rede municipal de educação de Curitiba em educação ambiental lúdica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3313
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Barreiros, Renata Ballego_2018.pdf864,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Barreiros, Renata Ballego_2018_1.pdf606,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons