Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33107
Título: Governança pública em planejamento de progressão funcional de servidores da UTFPR utilizando o aplicativo PAPRCA
Título(s) alternativo(s): Public governance in functional progression planning of UTFPR servers using the PAPRCA application
Autor(es): Souza, Roberto Luís Minten de
Orientador(es): Rasoto, Vanessa Ishikawa
Palavras-chave: Administração pública
Inovações tecnológicas
Capital humano
Servidores públicos
Serviço público - Administração de pessoal
Aplicativos móveis
Aplicações Web
Software de aplicação - Desenvolvimento
Public administration
Technological innovations
Human capital
Public officers
Civil service - Personnel management
Mobile apps
Web applications
Application software - Development
Data do documento: 7-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Roberto Luis Minten de. Governança pública em planejamento de progressão funcional de servidores da utfpr utilizando o aplicativo paprca. 2023. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A capacidade de inovar é inerente ao desenvolvimento de um país, capaz de promover competitividade e desenvolvimento regional. A universidade, enquanto instituição fundamental das sociedades baseadas no conhecimento, demonstra elevada importância para estimular o desenvolvimento econômico, mediante a proteção à propriedade intelectual, servindo como mecanismo facilitador no transbordamento e na disseminação do conhecimento. E sendo, a inovação tecnológica e o capital humano, fatores endógenos a tomada de decisão de uma instituição, faz-se imprescindível a gestão do capital humano, incentivando-os ao crescimento através de um plano de carreira consistente e que seja instrumentalizado através de um sistema desenvolvido utilizando técnicas inovadoras e boas práticas de governança pública. Assim, em face à necessidade local da UTFPR – uma universidade pública federal, que deve aplicar as boas práticas de governança pública de legalidade, equidade, responsabilidade e integridade, transparência, prestação de contas e principalmente efetividade – de prover a administração da progressão em carreira de seus servidores (conforme Lei no 12.772 de 2012) e a falta de cobertura dos Sistemas/Módulos de Apoio providos pelo Governo Federal para este tema, o objetivo deste estudo foi a aplicação das boas práticas da governança pública no desenvolvimento de um aplicativo para flexibilizar e agilizar tais necessidades. Para tal, a escolha foi desenvolvê-lo usando as linguagens de programação SQL e PL-SQL, utilizando o framework APEX e um banco de dados Oracle, por promoverem i) robustez e integridade na administração dos dados; ii) interface de usuário de ponta com aplicativos acessáveis de smartphones, tablets e desktops com um design atraente e responsivo; e iii) abordagem de escrita reduzida de código. Metodologicamente, para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para a construção do referencial teórico; e a coleta de dados nos portais de transparência do TCU, MEC, UTFPR, UFPEL e gov.br (Portal do servidor); e uma pesquisa aplicada, com objetivo exploratório-descritivo e qualitativa/quantitativa quanto à abordagem. Os resultados alcançados quanto à possível comparação entre sistemas existentes e o desenvolvido restringiram-se à avaliação do PAPRCA (Plano de Administração de Progressão em Carreira) quanto às suas qualificações, visto que a revisão sistemática de literatura demonstrou a baixa produção acerca do assunto de sistemas informatizados para gestão de progressões funcionais na carreira de servidores públicos federais, reforçando a necessidade de desenvolvimento de um sistema informatizado para tal. O PAPRCA promove o atendimento das necessidades verificadas durante o levantamento de requisitos, como registro das progressões realizadas; e previsão de próxima progressão; e efetivo acompanhamento das informações pelo próprio servidor, adotando boas práticas de governança pública no processo, como transparência, eficácia; responsabilidade, bem como conformidade legal e legitimidade. Os principais resultados alcançados foram a geração de informações rápidas e úteis ao processo de tomada de decisões, a melhoria contínua, a transformação digital alcançando a inteligência administrativa.
Abstract: The ability to innovate is inherent to the development of a country, capable of promoting competitiveness and regional development. The university, as a fundamental institution of knowledge-based societies, demonstrates high importance in stimulating economic development, through the protection of intellectual property, serving as a facilitating mechanism in the overflow and dissemination of knowledge. And since technological innovation and human capital are endogenous factors in an institution’s decision-making, it is essential to manage human capital, encouraging it to grow through a consistent career plan that is instrumentalized through a system developed using innovative techniques and good public governance practices. Thus, in view of the local need for UTFPR – a federal public university, which must apply good public governance practices of legality, equity, responsibility and integrity, transparency, accountability and mainly effectiveness – to provide the administration of career progression of its employees (according to Law No 12,772 of 2012) and the lack of coverage of the Support Systems/Modules provided by the Federal Government for this topic, the objective of this study was to apply good public governance practices in the development of an application to provide flexibility and expedite such needs. To this end, the choice was to develop it using the SQL and PLSQL programming languages, using the APEX framework and an Oracle database, as they promote i) robustness and integrity in data management; ii) cutting-edge user interface with applications accessible from smartphones, tablets and desktops with an attractive and responsive design; and iii) reduced code writing approach. Methodologically, to achieve the proposed objective, a bibliographical research was carried out to construct the theoretical framework; and data collection on the TCU, MEC, UTFPR, UFPEL and gov.br transparency portals (Server Portal); and applied research, with an exploratory-descriptive and qualitative/quantitative objective in terms of approach. The results achieved regarding the possible comparison between existing and developed systems were restricted to the evaluation of the PAPRCA (Career Progression Administration Plan) regarding their qualifications, since the systematic literature review demonstrated the low production on the subject of systems computerized systems for managing functional progressions in the career of federal public servants, reinforcing the need to develop a computerized system for this purpose. PAPRCA promotes meeting the needs verified during the requirements gathering, such as recording the progressions made; and prediction of next progression; and effective monitoring of information by the server itself, adopting good public governance practices in the process, such as transparency, effectiveness; responsibility, as well as legal compliance and legitimacy. The main results achieved were the generation of quick and useful information for the decision-making process, continuous improvement, digital transformation achieving administrative intelligence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33107
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
governancapublicaprogressaopaprca.pdf
  Disponível a partir de 2025-05-08
7,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons