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Título: Desenvolvimento de terreno procedural infinito em Voxel utilizando C++ e OpenGL
Título(s) alternativo(s): Development of infinite procedural terrain in Voxel using C++ and OpenGL
Autor(es): Breda, João Vitor
Orientador(es): Borges, Simone de Sousa
Palavras-chave: Computação gráfica
C++ (Linguagem de programação de computador)
Algorítmos computacionais
Computer graphics
C++ (Computer program language)
Computer algorithms
Data do documento: 5-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: BREDA, João Vitor. Desenvolvimento de terreno procedural infinito em Voxel utilizando C++ e OpenGL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.
Resumo: Algoritmos de geração procedural com voxels são utilizados para gerar dados e com base neles criar terrenos em um ambiente virtual em três dimensões. Além disso, esses terrenos podem aparentar serem infinitos pelo seu enorme tamanho. Este tipo de aplicação carece de documentos e exemplos detalhando e disponibilizando sua utilização, usualmente sendo implementados no formato caixa-preta nas ferramentas de modelagem disponíveis. Visando auxiliar a utilização desta tecnologia, este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa para o desenvolvimento de uma aplicação que faça a geração de terreno procedural infinito em voxel, utilizando a melhor abordagem encontrada no estado da arte atual e documentando-a. Contribuindo assim, para que outros interessados possam utilizar o protótipo desenvolvido ou se basear no conteúdo deste trabalho para auxiliar no desenvolvimento de suas próprias aplicações para representar volumes com voxels.
Abstract: Procedural generation algorithms with voxels are used to generate data and based on them create terrains in a virtual three-dimensional environment. In addition, these terrains can appear to be infinite due to their enormous size. This type of application lacks documents and examples detailing and providing its use, usually being implemented with black box format in the available modeling tools. Aiming to help the use of this technology, this work presents the result of a research for the development of an application that generates an infinite procedural terrain in voxel, using the best approach found in the current state of the art and documenting it. Thus, contributing so that other interested parties can use the developed prototype or base themselves on the content of this work to assist in the development of their own applications to represent volume with voxels.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33088
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