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Título: Designers, brasileiras: a invisibilidade das mulheres na história do design revelada a partir do jogo
Título(s) alternativo(s): Brazilian, designers: the invisibility of women in the history of brazilian design revealed through the game
Autor(es): Oliveira, Mariana Florencio de
Orientador(es): Landal, Simone
Palavras-chave: Designers - Brasil
Desenho (Projetos) - Brasil - História
Identidade de gênero
Invisibilidade - Aspectos sociais
Designers - Brazil
Design - Brazil - History
Gender identity
Invisibility - Social aspects
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Mariana Florencio. Designers, brasileiras: a invisibilidade das mulheres na história do design revelada a partir do jogo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A história, na maior parte de suas perspectivas, é contada a partir de cenários e visões comumente centralizadas nas narrativas do olhar masculino, e assim, definindo que somente, ou principalmente, são os homens fazem história. O presente trabalho investiga a história do design gráfico brasileiro na sua institucionalização, buscando entender por que as mulheres não fazem parte dessa narrativa. Além disso, nos aprofundamos em quatro designers: Bea Feitler, Emilie Chamie, Lygia Pape e Odiléa Toscano, que persistiram durante esse período originário e produziram projetos durante essa e as próximas décadas. Por fim, com o objetivo de ressaltar esses projetos e evidenciar essas histórias femininas, foi elaborado um jogo de cartas que demonstra essa invisibilidade histórica e que revive essas narrativas anteriormente apagadas.
Abstract: History, in most of its perspectives, is told from scenarios and visions commonly centered on the narratives of the male gaze, and thus defining that only, or mainly, men make history. This paper investigates the history of Brazilian graphic design in its institutionalization, seeking to understand why women are not part of this narrative. Furthermore, we delve into four designers: Bea Feitler, Emilie Chamie, Lygia Pape and Odiléa Toscano, who persisted during this originary period and produced projects during this and the next decades. At last, with the purpose of highlighting these projects and evidencing these women's stories, a card game was elaborated to demonstrate this historical invisibility and to revive these previously erased narratives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33057
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