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Título: Elementos formativos que influenciam o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática pedagógica de professores de física
Título(s) alternativo(s): Training elements that influence the use of digital information and communication technologies in the pedagogical practice of physics teachers
Autor(es): Rocha, Lilian da Silva
Orientador(es): Leite, Álvaro EmÍlio
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Professores de física - Formação
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino - Metodologia
Comunicação
Tecnologia educacional
Physics - Study and teaching
Physics teachers - Training of
Education - Effect of technological innovations on
Teaching - Methodology
Communication
Educational technology
Data do documento: 28-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Lilian da Silva. Elementos formativos que influenciam o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação na prática pedagógica de professores de física. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: As Tecnologias Digitais (TD) estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, influenciando e modificando vários aspectos de nossas vidas, desde a forma como nos comunicamos até as constantes modificações do mercado de trabalho, onde novas habilidades e conhecimentos são frequentemente requisitados. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender quais são os possíveis elementos formativos que contribuem para que professores de Física utilizem ou não as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas, bem como procura identificar outros fatores vistos como limitantes para o uso das TDIC no ensino de Física. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores de Física que atuam em escolas públicas estaduais localizadas na cidade de São José dos Pinhais, estado do Paraná – Brasil. Para discutir a formação de professores, recorreu-se à sistematização realizada por Contreras (2012) sobre modelos de professores – racional técnico, prático reflexivo e intelectual crítico -, bem como as discussões estabelecidas por Tardif (2014) sobre saberes pessoais dos professores provenientes de sua formação profissional e saberes desenvolvidos a partir de sua própria experiência na profissão. Para embasar a análise referente ao uso das TDIC nos ambientes escolares, recorreu-se às discussões estabelecidas por Kenski (2012) e a fundação Kennisnet (2012). A análise das entrevistas foi realizada tomando como base aspectos da técnica de Análise de Conteúdo Bardin (2010), o que resultou na criação de seis categorias: “Infraestrutura e recursos tecnológicos necessários para o uso das TDIC”, “Reflexões sobre a lógica de ensino para o uso das TDIC”, “TDIC no Projeto Político Pedagógico da escola”, “A liderança como elemento motivador para o uso das TDIC na escola”, “Fatores influenciadores na formação do professor para uso das TDIC” e “Concepções pedagógicas dos professores sobre o uso das TDIC”. Em vista a natureza da pergunta de pesquisa, a ênfase maior na análise foi dada às duas últimas categorias. Os resultados apontam que os professores sentem a necessidade da oferta de formações mais contínuas, diversificadas e plurais. Mostrou que eles têm buscado acesso à formação informal através da troca de conhecimento com seus pares e em redes sociais. Mostrou também que os docentes formados recentemente tiveram mais acesso a disciplinas voltadas para a utilização das TDIC, mas que isso não necessariamente se converte na sua utilização das TDIC em sala de aula por falta de estrutura física e equipamentos. Com base nesses resultados, idealizou-se como Produto Educacional um curso de formação continuada no qual busca-se discutir o uso das TDIC segundo os modelos de professores apresentados por Contreras. No curso, ressalta-se também as práticas bem-sucedidas dos professores participantes da pesquisa, bem como possibilidades para superar as limitações do uso das TDIC decorrentes das condições objetivas de trabalho que os professores frequentemente estão sujeitos.
Abstract: Digital technologies (DT) are increasingly present in our daily lives, influencing and modifying several aspects of our lives, from the way we communicate to the constant changes in the market, where new skills and knowledge are often required. In this context, the objective of this study is to understand the possible training elements that contribute to physics teachers using or not using Digital Information and Communication Technologies (DICT) in their teaching practices, as well as to identify other factors seen as limiting the use of DICT in physics teaching. For this purpose, semi-structured interviews were conducted with 13 physics teachers who work in state public schools located in the city of São José dos Pinhais, state of Paraná – Brazil. To discuss teacher training, we used the systematization carried out by Contreras (2012) on teacher models – technical rational, reflective practical and critical intellectual – as well as the discussions established by Tardif (2014) on teachers’ personal knowledge from their professional background and knowledge developed from their own experience in the profession. To support the analysis of the use of DICTs in school environments, we used the discussions established by Kenski (2012) and the Kennisnet Foundation (2012). The interviews were analyzed based on aspects of the Bardin (2010) Content Analysis technique, which resulted in the creation of six categories: “Infrastructure and technological resources necessary for the use of DICT”, “Reflections on the teaching logic for the use of DICT”, “DICT in the school’s Pedagogical Political Project”, “Leadership as a motivating element for the use of DICT in school”, “Influencing factors in teacher training for the use of DICT” and “Teachers’ pedagogical conceptions of the use of DICT”. Given the nature of the research proposal, the main emphasis in the analysis was on the last two categories. The results show that teachers feel the need for more continuous, diverse and plural training. It revealed that they have sought access to informal training through the exchange of knowledge with their peers and on social networks. It also showed that recently graduated teachers have had more access to subjects focused on the use of DICT, but that this does not necessarily lead to their use of DICT in the classroom due to a lack of physical structure and equipment. Based on these results, the following Educational Product was idealised a continuing education course was designed to discuss the use of DICT according to the teacher models presented by Contreras. The course also highlights the successful practices of the teachers who took part in the research, as well as possibilities for overcoming the limitations of DICT use resulting from the objective working conditions to which teachers are often subject.
Descrição: Acompanha: Curso de formação continuada para professores de física sobre o uso e a apropriação de tecnologias digitais da informação e comunicação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33047
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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