Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33037
Título: | Design para educação: desenvolvimento de material didático referente aos povos indígenas |
Título(s) alternativo(s): | Design for education: development of teaching material regarding indigenous peoples |
Autor(es): | Maia, Maick Fonseca Siqueira, Mariana Luiza Siqueira |
Orientador(es): | Fontana, Isabela Mantovani |
Palavras-chave: | Indígenas da América do Sul - Brasil - História - Estudo e ensino Educação - Estudo e ensino Desenho (Projetos) - Educação Ensino - Meios auxiliares Indians of South America - Brazil - History - Study and teaching Education - Study and teaching Design - Education Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 5-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MAIA, Maick Fonseca; SIQUEIRA, Mariana Luiza. Design para educação: desenvolvimento de material didático referente aos povos indígenas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Com a criação da Lei 11.645/2008 houveram avanços na abordagem de uma educação inclusiva, contudo, ainda é necessário um suporte maior para que docentes tenham acesso a materiais didáticos que abordem de forma correta a questão indigena e afro-brasileira. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo criar material didático de forma colaborativa com educadores, referente à história e cultura indígena no Ensino Fundamental I, o qual corresponde do primeiro ao quinto ano, através de informações e atividades que condizem com a diversidade dos povos indígena do Brasil, para isso, foi utilizado a metodologia e ferramentas do Design Thinking, integrando design e educação. Como resultado, espera-se que essas atividades auxiliam os educadores no ensino da cultura e história indígena, promovendo uma educação mais inclusiva para estudantes do Ensino Fundamental I e impactando na sua formação enquanto cidadão ao evidenciar a diversidade étnica presente em território brasileiro. |
Abstract: | With the creation of Law 11.645/2008, there were advances in the approach of inclusive education, however, greater support is still needed só that teachers have access to teaching materials that correctly address the indigenous and Afro-Brazilian issues. From this perspective, this work aims to create didactic material collaboratively with educators, referring to indigenous history and culture in elementary school I, which corresponds to the first to fifth year, through information and activities that match the diversity of indigenous peoples of Brazil, for this, the methodology and tools of Design Thinking were used, integrating design and education. As a result, these activities are expected to assist educators in teaching indigenous culture and history, promoting a more inclusive education for elementary school students, and impacting their formation as citizens by highlighting the ethnic diversity present in the Brazilian territory. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33037 |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
materialdidaticopovosindigenas.pdf | 20,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons