Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchueda, Letícia Deon-
dc.date.accessioned2023-12-08T20:51:26Z-
dc.date.available2023-12-08T20:51:26Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationSCHUEDA, Letícia Deon. Como as emoções e sentimentos influenciam no vestir-se. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33033-
dc.description.abstractClothing companies have grown more and more in recent years, following the interest of consumers. In contrast, 6 out of 10 young people say they are not satisfied with their mental health, and only 15% claim to be self-aware. Given that self-awareness is one of the key points for finding a personal style and consciously expressing a message through clothing, there is a gap in this area and, faced with this fact, the idea of an application that helps individuals to become more aware of their own existence and, thus, consume and use fashion in a healthy way. For this, psychology themes such as emotions, feelings, identity and others were presented, as well as new concepts such as fashion psychology. The development of the work was carried out by exploratory research and four more phases, namely: planning, analysis, synthesis and creativity. In the end, it was concluded that not only the way of dressing can be changed by emotions and feelings, but also that emotions and feelings can be changed by the way of dressing, reaching the result of a concept application that helps in the process of individual self-knowledge through clothes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectVestuário - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectModa - Estilopt_BR
dc.subjectClothing and dress - Psychological aspectspt_BR
dc.subjectEmotionspt_BR
dc.subjectIdentity (Psychology)pt_BR
dc.subjectPersonalitypt_BR
dc.subjectFashion designpt_BR
dc.titleComo as emoções e sentimentos influenciam no vestir-sept_BR
dc.title.alternativeHow emotions and feelings influence dressingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEmpresas do ramo vestuário têm crescido cada vez mais nos últimos anos, acompanhando o interesse dos consumidores. Em contrapartida, 6 a cada 10 jovens dizem não estar satisfeitos com sua saúde mental, e apenas 15% afirmam ter autoconhecimento. Dado que o autoconhecimento é um dos pontos-chave para encontrar um estilo pessoal e expressar conscientemente uma mensagem através do vestuário, existe uma lacuna nesta área e, perante este fato, surge a ideia de uma app que ajude os indivíduos a se tornarem mais conscientes de sua própria existência e, portanto, consumir e utilizar a moda de maneira saudável. Para isso foram apresentados temas da psicologia como emoções, sentimentos, identidade e outros, e também novos conceitos como o da psicologia da moda. O desenvolvimento do trabalho se deu por pesquisas exploratórias e por mais quatro fases, sendo elas: planejamento, análise, síntese e criatividade. Ao fim concluiu-se que não só a forma de vestir pode ser alterada pelas emoções e sentimentos, mas também que as emoções e os sentimentos podem ser alterados pela forma de vestir, chegando ao resultado de um aplicativo conceito que auxilia no processo de autoconhecimento individual através das roupas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fontana, Isabela Mantovani-
dc.contributor.referee1Fontana, Isabela Mantovani-
dc.contributor.referee2Andrade, Raquel Rabelo-
dc.contributor.referee3Vörös, Anna Lucia da Silva Araújo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programDesignpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
emocoessentimentosinfluenciamvestir.pdf50,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons