Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorToczek, Juliana Cristina-
dc.date.accessioned2023-12-07T17:44:56Z-
dc.date.available2023-12-07T17:44:56Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationTOCZEK, Juliana Cristina. Mídias sociais nos processos de recrutamento e seleção: sua utilização por recrutadores e recrutados. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33018-
dc.description.abstractThe advancement of digital technologies and their increasing use throughout society and its organizations has caused several changes in traditional Recruitment and Selection (R&S) practices. Communication platforms and social media have been strategically adopted in R&S routines. Thus, this work sought to raise how the use of social media occurs in R&S processes and how this is perceived by both candidates and recruiters. The study is presented in three parts: first, a systematic review of the literature was carried out to raise the way in which social media have been incorporated into the R&S processes, and then, the way in which candidates perceive this process was raised, through an electronic survey resulting in 480 responses from potential job candidates, finally, the recruiters’ perception was raised qualitatively through semi-structured interviews with ten professionals working in the HR area. Quantitative data were analyzed using multicriteria statistics and for qualitative data analysis, content analysis was used. Among the main contributions of the research, it is possible to highlight that the use of social media in recruitment processes, the dissemination of vacancies and the practice of cybervetting on social networks are becoming increasingly common. Recruiters effectively look for information about potential employees on networks, where the various informative social media are verified. Finally, the advent of social media has altered the traditional format of human relationships that have become virtual most of the time, as if this were their transmitted nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPessoal - Recrutamentopt_BR
dc.subjectPessoal - Seleção e admissãopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-line - Recrutamentopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectCandidatos a emprego - Comportamentopt_BR
dc.subjectEmployees - Recruitingpt_BR
dc.subjectEmployee selectionpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectOnline social networks - Recruitingpt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectApplications for positions - Behaviorpt_BR
dc.titleMídias sociais nos processos de recrutamento e seleção: sua utilização por recrutadores e recrutadospt_BR
dc.title.alternativeSocial media in recruitment and selection processes: its use by recruiters and recruitspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO avanço das tecnologias digitais e sua crescente utilização por toda a sociedade e suas organizações têm provocado várias mudanças nas práticas tradicionais de Recrutamento e Seleção (R&S), com as plataformas de comunicação e mídias sociais sendo adotadas de forma estratégica nas rotinas de R&S. Assim sendo, o presente trabalho buscou verificar como ocorre o uso dessas mídias em processos de R&S e como esse uso é percebido, tanto por parte dos candidatos a vagas de emprego quanto dos recrutadores. O estudo se apresenta em três partes: primeiramente, foi realizada uma revisão sistemática de literatura, com o intuito de averiguar a forma como as mídias sociais vêm sendo incorporadas aos processos de R&S; em seguida, por meio de uma Survey eletrônica – que resultou em 480 respostas de potenciais candidatos –, efetuou-se um levantamento sobre a forma pela qual esse processo é percebido por parte dos candidatos a vagas; a percepção dos recrutadores foi investigada na etapa final e de forma qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais atuantes na área de RH. Os dados quantitativos foram analisados por estatísticas multicritérios. Para os dados qualitativos, utilizou-se a análise de conteúdo. Entre as principais contribuições da pesquisa, é possível destacar que o uso das mídias sociais nos processos de rеcrutаmеnto, bem como a divulgação de vagas e a prática do Cybervetting nas redes sociais, vêm se tornando cada vez mais comuns. Os candidatos mais experientes preferem realizar suas buscas por vagas em redes sociais, enquanto os mais jovens preferem buscá-las em websites de e-Recruitment ou diretamente nos websites das organizações. Além disso, pôde-se observar que os candidatos valorizam atributos das plataformas de e-Recruitment, como o detalhamento dos anúncios, pesquisa de vagas e facilidade de utilização.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3071-199Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132757905262760pt_BR
dc.contributor.advisor1Peinado, Jurandir-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4777-6984pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900135211447359pt_BR
dc.contributor.referee1Frega, Jose Roberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0648-0271pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9417442026041022pt_BR
dc.contributor.referee2Peinado, Jurandir-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4777-6984pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0900135211447359pt_BR
dc.contributor.referee3Tonon, Leonardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9884-5284pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919240816800660pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DE RECURSOS HUMANOSpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
midiassociaisselecaorecrutamento.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons