Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33011
Título: | Tom caderno de ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019): projeto de extensão permeado por arte, cultura, encontros, práticas e significados |
Título(s) alternativo(s): | Tom portfolio of essays of the Federal University of Paraná (2015-2019): extension project permeated by art, culture, meetings, practices and meanings |
Autor(es): | Salles, Patricia Guilhem de |
Orientador(es): | Corrêa, Ronaldo de Oliveira |
Palavras-chave: | Comunicação - Aspectos sociais Cultura Extensão universitária Difusão cultural Periódicos acadêmicos Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Periódicos Política pública Pluralismo cultural Relações humanas e cultura Communication - Social aspects Culture University extension Culture diffusion Scholarly periodicals Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Periodicals Public policy Cultural pluralism Interpersonal relations and culture |
Data do documento: | 21-Set-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SALLES, Patricia Guilhem de. Tom caderno de ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019): projeto de extensão permeado por arte, cultura, encontros, práticas e significados. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Este estudo de caso, de caráter qualitativo, tem por objetivo compreender de que forma as práticas realizadas no projeto de extensão TOM – Laboratório de Práticas de Comunicação e Difusão para a Cultura, contribuíram para a constituição e compartilhamento de significados entre os atores sociais envolvidos nas etapas de criação, produção e divulgação do TOM Caderno de Ensaios da Universidade Federal do Paraná (2015-2019). O TOM é uma publicação de periodicidade semestral, em formato digital, indexado na Biblioteca Nacional (ISSN: 2448-136X) e idealizado pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR com o propósito de incentivar e difundir a crítica e a reflexão sobre as produções artísticas e culturais, com ênfase no respeito à diversidade cultural. Assim, me propus a verificar quais as políticas públicas para a cultura e quais as normatizações da extensão universitária nortearam a criação da publicação; identificar a rede de atores sociais (curadores/as e estudantes) envolvida nas etapas de criação, produção e divulgação dos Cadernos, publicados de 2015 a 2019; mapear as práticas realizadas pelos/as curadores/as e estudantes durante as etapas de desenvolvimento das edições e analisar de que forma estas práticas contribuíram para a constituição e compartilhamento de significados entre eles(as). Como estratégia para o levantamento dos dados apoiei-me na pesquisa documental e na técnica da entrevista fenomenológica, cuja análise foi fundamentada pela Análise de Conteúdo e pelos Estudos Culturais, como referencial teórico. Então, concluo a pesquisa respondendo de que forma as práticas realizadas nos projetos de extensão universitária contribuem para a constituição e compartilhamento de significados entre os atores sociais envolvidos a partir dos depoimentos dos/as entrevistados/as nesta investigação. |
Abstract: | This qualitative case study aims to understand how the practices carried out in the extension project TOM – Laboratory of Communication Practices and Diffusion for Culture, contributed to the constitution and sharing of meanings between the social actors involved in the stages of creation, production and dissemination of the TOM Portfolio of Essays of the Federal University of Paraná (2015-2019). TOM is a semi-annual publication, in digital format, indexed in the National Library (ISSN: 2448-136X) and idealized by the Cultural Coordination of the Pro-Rectory of Extension and Culture of UFPR with the purpose of encouraging and disseminating criticism and reflection on artistic and cultural productions, with emphasis on respect for cultural diversity. Thus, I proposed to verify which public policies for culture and which university extension norms guided the creation of the publication; identify the network of social actors (curators and students) involved in the stages of creation, production and dissemination of Portfolios, published from 2015 to 2019; to map the practices carried out by the curators and students during the stages of development of the editions and to analyze how these practices contributed to the constitution and sharing of meanings between them. As a strategy for data survey, I relied on documentary research and on the phenomenological interview technique, whose analysis was based on Content Analysis and Cultural Studies, as a theoretical framework. Therefore, I conclude the research by answering how the practices carried out in university extension projects contribute to the constitution and sharing of meanings between the social actors involved from the testimonies of the interviewees in this investigation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33011 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
culturaextensaopraticassignificados.pdf | 16,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons