Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33006
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Candido, Guilherme Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T21:51:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T21:51:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.citation | CANDIDO, Guilherme Barbosa. Passe o controle, é a vez delas: estratégias de design contra o machismo em jogos digitais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33006 | - |
dc.description.abstract | This research resides in the context of discussion about digital games, chauvinism and the possibilities for designers to act with attention to education and ethics issues, and problematization of reality. In a society marked by violence against women, the educational process become an essential tool for an active dialogue in the school environment, as a way to combat sexism. By proposing an open educational resource to support the school curriculum, based on the context of games and the digital experience, we bring together the role of designers as catalysts for social and cultural transformations, allowing dialogues, discourses and new visions about the reality. As a result of the research, we present a website and a user guide focused on educators, parents and high school students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Recursos Educacionais Abertos | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Jovens - Educação | pt_BR |
dc.subject | Machismo | pt_BR |
dc.subject | Open educational resources | pt_BR |
dc.subject | Electronic games | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Young adults - Education | pt_BR |
dc.title | Passe o controle, é a vez delas: estratégias de design contra o machismo em jogos digitais | pt_BR |
dc.title.alternative | Pass the control, it’s their time: design strategies against chauvinism in digital games | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa reside no contexto das discussões sobre os jogos digitais, o machismo e as possibilidades de atuação de designers com atenção às questões de educação, ética e problematização da realidade. Em uma sociedade marcada pela violência contra as mulheres, os processos educacionais tornam-se uma ferramenta essencial para um diálogo ativo com a comunidade escolar, como forma de combate ao machismo. Entendemos que ao propor um recurso educacional aberto (REA) de apoio ao currículo escolar, a partir do contexto dos jogos e da experiência digital, aproximamos o papel de designers como catalizadores de transformações sociais e culturais, possibilitando diálogos, discursos e novas visões sobre a realidade. Como produto da pesquisa, apresentamos um website e um roteiro de uso para educadores, pais e estudantes do ensino médio. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Claudia Bordin Rodrigues da | - |
dc.contributor.referee2 | Mazzarotto Filho, Marco Andre | - |
dc.contributor.referee3 | França, Ana Claudia Camila Veiga de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
contramachismojogosdigitais.pdf | 8,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons