Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3299
Título: Avaliação de técnicas de estimação da matriz origem-destino do tráfego de veículos em cidades
Título(s) alternativo(s): Evaluating origin-destination matrix estimation approaches for urban traffic of vehicles
Autor(es): Pando, Luciano Urgal
Orientador(es): Lüders, Ricardo
Palavras-chave: Engenharia de tráfego
Programação heurística
Mínimos quadrados
Programação linear
Algorítmos genéticos
Partículas (Física nuclear)
Inteligência artificial
Trânsito - Fluxo
Transporte Urbano - Porto (Portugal)
Transporte Urbano - Curitiba (PR)
Sistemas inteligentes de veículos rodoviários
Planejamento urbano - Inovações tecnológicas
Engenharia elétrica
Traffic engineering
Heuristic programming
Least squares
Linear programming
Genetic algorithms
Particles (Nuclear physics)
Artificial intelligence
Traffic flow
Urban transportation - Porto (Portugal)
Urban transportation - Curitiba (PR)
Intelligent transportation systems
City planningTechnological innovations
Electric engineering
Data do documento: 14-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PANDO, Luciano Urgal. Avaliação de técnicas de estimação da matriz origem-destino do tráfego de veículos em cidades. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O conhecimento do padrão de mobilidade urbana é importante tanto para oferta de serviços públicos de qualidade quanto para planejamento das cidades. Isso pode ser feito através de onerosas pesquisas de campo ou utilizando a enorme quantidade de dados provenientes da monitoração de serviços e do ambiente urbano nas cidades inteligentes. A estimação da matriz origem-destino tem por objetivo obter uma estimação de tráfego de veículos entre determinadas origens e destinos da cidade, a partir do tráfego observado nas vias públicas através de sensores ou veículos sonda. Este trabalho avalia e compara quatro técnicas de estimação da matriz origem-destino: mínimos quadrados, programação linear inteira mista (MILP), algoritmo genético e enxame de partículas (PSO). Duas cidades são consideradas como estudos de caso: Porto e Curitiba. A cidade do Porto em Portugal dispõe de dados de viagens de táxi utilizados como veículos sonda. A cidade de Curitiba dispõe de sensores de tráfego de veículos nas vias públicas. Com o uso de dados georreferenciados de mobilidade, são considerados também algoritmos de agrupamento espacial para estabelecer áreas de origem e destino e de "map matching" para caracterizar rotas associadas aos deslocamentos. Os resultados obtidos mostram ligeira superioridade para a estimação usando MILP e PSO, mas que dependem fortemente da quantidade e posição dos sensores nas vias.
Abstract: The knowledge of urban mobility patterns is important to maintain good public services as well as for city planning. These mobility patterns can be characterized by using expensive fieldwork or through the huge amount of data available from services and environmental monitoring in smart cities. The origin-destination matrix estimation aims to estimate the traffic of vehicles between two particular origin and destination areas in the city from traffic observed by sensors installed on roads or from probe vehicles. This work evaluates and compares four origin-destination matrix estimation techniques: least squares, mixed-integer linear programming (MILP), genetic algorithm and particle swarm optimization (PSO). Two cities are considered as case studies: OPorto and Curitiba. The city of OPorto in Portugal has data from taxi trips used as probe vehicles. Curitiba in Brazil has road traffic sensors. In addition, due to georeferenced spatial data, algorithms for clustering and map matching are considered to characterize areas of origin-destination and routes, respectively. The case studies show better results for MILP and PSO estimates. However, they strongly depend on the amount and position of sensors.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3299
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_PANDO, Luciano Urgal_2018.pdf26,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.