Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32972
Título: Estudo de geometria analítica com o auxílio do GeoGebra numa turma do 3º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Study of analytical geometry with the assistance of GeoGebra in a class of the 3rd year of high school
Autor(es): Domingues, Mateus Augusto Ferreira Garcia
Sturion, Leonardo
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Reis, Marcia Cristina dos
Palavras-chave: Geometria analítica
GeoGebra (Software)
Ensino médio
Geração Z
Geometry, Analytic
GeoGebra
High school
Generation Z
Data do documento: 29-Dez-2021
Câmpus: Londrina
Citação: DOMINGUES, Mateus Augusto Ferreira Garcia; STURION, Leonardo; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; REIS, Marcia Cristina dos. Estudo de geometria analítica com o auxílio do GeoGebra numa turma do 3º ano do ensino médio. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1-23, out./dez. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3190. Acesso em: 30 nov. 2023.
Resumo: A partir de uma avaliação diagnóstica, realizada em um terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Londrina, constatou-se um déficit de aprendizagem em Geometria, o que instigou a elaborar um estudo cuja proposta é a utilização de recursos tecnológicos como ferramenta didática para o ensino dessa área de conhecimento. As aulas foram mediadas com o software GeoGebra com a finalidade de investigar os efeitos desse recurso na mediação do conteúdo de Geometria Analítica para o ensino e aprendizagem dos alunos. Para realizá-lo, usou-se a metodologia qualitativo-descritiva dos momentos vivenciados na sala de aula. Por meio de observações dos efeitos da mediação desse recurso didático na ação dos alunos, constatou-se que o GeoGebra possibilitou melhor observação dos conceitos abordados. Por consequência, foi possível verificar que os estudantes ficaram motivados e curiosos, e, a partir disso, conseguiram interagir com o conteúdo, com a tecnologia digital e com os demais indivíduos envolvidos (alunos e professor), fato que motiva a dar continuidade ao projeto em outras aulas a fim de contribuir para o ensino.
Abstract: From a diagnostic evaluation carried out in a third year of high school in a public school in the city of Londrina, there was a learning deficit in geometry, which prompted a study whose proposal is to use technological resources as a teaching tool for teaching this area of knowledge. The classes were mediated with Software GeoGebra for the purpose of investigating the effects of this resource on the mediation of the content of Analytical Geometry for the teaching and learning of students. To accomplish this, we used the qualitative methodology -descriptive of the moments experienced in the classroom. Through observations of the effects of mediation of this didactic resource conveyed in the action of students. It was found that the GeoGebra made it possible to better observe the concepts approached, therefore, in which it was possible to verify that the students were motivated and curious, and from this they were able to interact with the content, with digital technology and with other individuals involved (students and teacher) fact that encourages to continue the project in other classes in order to contribute to the teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32972
ISSN: 2179-426X
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geometriaanaliticageogebra.pdf571,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons