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Título: Evidências da alfabetização científica em grafias de ilustrações na perspectiva CTSA no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Evidences of scientific literacy in spellings of illustrations on the CTSA perspective at chemistry teaching
Autor(es): Moretti, Andressa Algayer da Silva
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Silva, Cynthia Algayer da
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Didática
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Didatics
Data do documento: 24-Fev-2021
Câmpus: Londrina
Citação: MORETTI, Andressa Algayer da Silva; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; SILVA, Cynthia Algayer da. Evidências da alfabetização científica em grafias de ilustrações na perspectiva CTSA no ensino de química. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1-20, jan./mar. 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2782. Acesso em: 29 nov. 2023.
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar evidências da alfabetização científica (AC) de ilustrações gráficas e discursivas estruturadas por alunos do 2o ano do Ensino Médio, após aplicação de uma sequência didática (SD) denominada “Qual a Química que você respira?” elaborada na perspectiva ciência, sociedade, tecnologia e ambiente (CTSA). A SD foi organizada nos moldes dos três momentos pedagógicos (3MP) e aplicada em 4 encontros presenciais de 2 horas/aulas cada. Foi proposto como atividade avaliativa aos alunos que elaborassem uma história que contemplasse o conteúdo de termoquímica visto em sala. Para a análise qualitativa foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011) sendo as categorias pré-estabelecidas a partir dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008; 2010). A abordagem utilizada oportunizou um ambiente de reflexão a partir da observação das relações dinâmicas entre os elementos de CTSA no contexto escolar, com a formação cidadã dos educandos, pois o desenvolvimento do pensamento crítico favoreceu a elaboração de propostas para a solução de problemas de âmbito social e ambiental, evidenciadas pelas histórias criadas. Constatou-se que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos de Química trabalhados na SD aos efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde.
Abstract: This article aims to present evidences of Scientific Literacy (SL) of graphic and discursive illustrations structured by students of the 2º year of high school, after the application of a didactic sequence (DS) named “What is the chamistry that you breath?” made on the Science, Technology, Society and environment (STS) perspective. The DS was arranged based on the three pedagogical moments (3PM) and applied in four presencial meets of two class hours per meet. It was proposed as na evaluative activity for the students to create a story that comtemplated the thermochemistry subject they had in class. For the qualitative analyzis it was used the analyzis of content of Bardin (2011) and the pre-estabilished categories related to the indicators of SA proposed by Sasseron and Carvalho (2008: 2010). The approach created an environment of reflection making use of the observations of dynamical relations between the STSE elements on the school context, with the citizen training of the students, because the development of critical tought favored the elaboration of proposals for solving social and environmental problems, evidenced on the stories created. It was noticed that the students were capable to connect the chemistry concepts showed on the DS to the effects of the atmospheric polution onthe environmentand on health.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32960
ISSN: 2179-426X
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