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Título: Desconstruindo Amélias: relações entre a divisão sexual do trabalho e a violência doméstica e intrafamiliar contra as mulheres
Título(s) alternativo(s): Deconstructing Amélias: relations between the sexual division of labor and domestic and intrafamily violence against women
Autor(es): Silva, Bárbara Antunes da
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Violência contra as mulheres
Divisão do trabalho por sexo
Trabalho doméstico
Violência familiar
Trabalhadoras - Apectos sociais
Interseccionalidade (Sociologia)
Patriarcado
Women - Violence against
Sexual division of labor
Housekeeping
Family violence
Women employees - Social aspects
Intersectionality (Sociology)
Patriarchy
Data do documento: 6-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Bárbara Antunes da. Desconstruindo Amélias: relações entre a divisão sexual do trabalho e a violência doméstica e intrafamiliar contra as mulheres. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar relações entre a Divisão Sexual do Trabalho e a Violência Doméstica e Intrafamiliar Contra as Mulheres no contexto das relações familiares das e dos estudantes formandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus Avançado Barracão. Com base no materialismo histórico-dialético, pela perspectiva da totalidade e utilizando a interseccionalidade como instrumento epistêmico e político de análise, este estudo examina conexões entre a Violência Doméstica e Intrafamiliar Contra Mulheres e a sobrecarga de trabalho enfrentada pelas mulheres devido à obrigação do trabalho de reprodução e doméstico, evidenciando o uso do tempo relacionado aos artefatos tecnológicos para a realização desses trabalhos, e o aumento da tensão nos lares diante dessa sobrecarga e cobrança sobre as mulheres. Esta pesquisa, que contou com a participação de 36 estudantes do universo de discentes com matrícula ativa no segundo semestre de 2022 e no último ano dos cursos integrados ao Ensino Médio Técnico em Administração (4º ano) e Técnico em Informática (3º ano), possui natureza qualitativa e inclui a coleta de dados quantitativos e qualitativos no campo, a qual foi realizada em dois momentos distintos: por meio de um questionário virtual e da condução de grupos focais. Os resultados demonstraram a presença de violência contra as mulheres nos núcleos familiares das e dos estudantes pesquisados, e os relatos evidenciaram que há relações entre a Divisão Sexual do Trabalho e a Violência Doméstica e Intrafamiliar Contra as Mulheres. A pesquisa revelou também que há tempos o estereótipo de “Amélia” vem sendo descontruído, ressaltando a resistência histórica das mulheres e a necessidade contínua de lutar por configurações sociais mais justas. O cerne deste trabalho está no enfrentamento de condições específicas impostas às mulheres pela sociedade capitalista, racista e cisheteropatriarcal, as quais atuam como obstáculos à emancipação não apenas das mulheres, mas de toda a humanidade.
Abstract: This dissertation aims to analyze the relationships between the Sexual Division of Labor and Domestic and Intrafamily Violence Against Women within the context of the family relationships among graduating students at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Campus Avançado Barracão. Based on historicaldialectical materialism, from a perspective of totality, and using intersectionality as an epistemic and political instrument of analysis, this study examines connections between Domestic and Intrafamily Violence Against Women and the overload of work for women due to the obligation of reproductive labour and domestic work, highlighting the use of time related to technological artifacts to carry out these works, and the increase in tension in homes due to this overload and demand on women. This research, which involved the participation of 52 students from the universe of active enrollees in the second semester of 2022 and in the final year of the integrated Technical High School courses in Administration (4th year) and Computer Science (3rd year), is of a qualitative nature and includes both quantitative and qualitative data collection in the field, conducted at two distinct points in time: through a virtual questionnaire and the facilitation of focus groups. The results demonstrated the presence of violence against women in the family units of the surveyed students, and the reports highlighted connections between the Sexual Division of Labor and Domestic and Intrafamily Violence Against Women. The research also revealed that the stereotype of the “Amélia” has been deconstructed over time, emphasizing the historical resistance of women and the ongoing need to fight for more equitable social configurations. The core of this work lies in confronting the specific conditions imposed on women by a capitalist, racist, and cis-heteropatriarchal society, which act as obstacles not only to the emancipation of women but to all of humanity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32951
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