Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandez, Pablo Isaias Rojas-
dc.date.accessioned2023-11-28T12:57:05Z-
dc.date.available2023-11-28T12:57:05Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationFERNANDEZ, Pablo Isaias Rojas. International market selection for small and medium-sized enterprise in landlocked countries: a hybrid multicriteria decision support model. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32947-
dc.description.abstractThe international market selection process remains complex, especially for small and medium-sized enterprises in landlocked countries. In this context, this research contributes to this field in two key aspects. Firstly, this study seeks to provide a tool to small and medium-sized companies in the sector of cereal-insufflated food products such as quinoa, amaranth, and canahua in a landlocked country like Bolivia. In this sense, this tool assists in the systematic selection of potential markets and enables the international presence of these companies in foreign markets. On the other hand, the theoretical contribution lies in integrating multiple criteria decision-making methodologies in the global market selection process. In this context, this study proposes a four-step model. Firstly, the model determines potential export markets through reliable databases. Secondly, the model identifies and selects the criteria for evaluating these markets through an extensive literature review and applying the Fuzzy Delphi method with experts. Thirdly, the model employs the entropy and the rank order centroid method to determine the relative importance of each criterion. Fourthly, the model uses the Topsis method to rank these markets. Then, the best market is evaluated through a sensitivity analysis to validate the results' stability. This approach has the potential to be adapted to various industries beyond small and medium-sized food enterprises in landlocked countries, thus contributing to the broader field of international market research.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectAcesso ao mar (Direito internacional público)pt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectInternational tradept_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectAccess to the sea (International law)pt_BR
dc.subjectMultiple criteria decision makingpt_BR
dc.titleInternational market selection for small and medium-sized enterprise in landlocked countries: a hybrid multicriteria decision support modelpt_BR
dc.title.alternativeSeleção de mercado internacional para pequenas e médias empresas em países sem acesso ao mar: um modelo híbrido de apoio à decisão multicritériopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO processo de seleção de mercados internacionais permanece complexa, especialmente para pequenas e médias empresas em países sem litoral. Nesse contexto, esta pesquisa contribui para este campo em dois aspectos-chave. Primeiramente, este estudo busca fornecer uma ferramenta para pequenas e médias empresas do setor de produtos alimentícios de cereais insuflados, como quinoa, amaranto e canahua, em um país sem litoral como a Bolívia. Nesse sentido, essa ferramenta auxilia na seleção sistemática de mercados potenciais e viabiliza a presença internacional destas empresas em mercados estrangeiros. Por outro lado, a contribuição teórica está na integração de metodologias de tomada de decisão de múltiplos critérios no campo da seleção de mercados internacionais. Nesse contexto, é proposta uma metodologia de 4 etapas. Em primeiro lugar, o modelo determina potenciais mercados de exportação através de bases de dados fiáveis. Em segundo lugar, o modelo identifica e seleciona os critérios de avaliação destes mercados através de uma extensa revisão de literatura e aplicação do método Fuzzy Delphi com especialistas. Em terceiro lugar, o modelo emprega o método da entropia e “Rank Order Centroid” para determinar a importância relativa de cada critério. Em quarto lugar, o modelo utiliza o método Topsis para classificar estes mercados. Em seguida, o melhor mercado é avaliado através de uma análise de sensibilidade para validar a estabilidade dos resultados. Esta abordagem tem o potencial de ser adaptado a diversas indústrias além das pequenas e médias empresas alimentares de produtos insuflados em países sem litoral, contribuindo assim para o campo mais amplo da investigação de mercados internacionais.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-4273-403Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507362327059936pt_BR
dc.contributor.advisor1Trojan, Flavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-5321pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697pt_BR
dc.contributor.referee1Trojan, Flavio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2274-5321pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688457940211697pt_BR
dc.contributor.referee2Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Hugo Valadares-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1278-4602pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904980376005290pt_BR
dc.contributor.referee4Rocha, Miriam Karla-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-4948-4782pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1389310423761626pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
internationalmarketselectionmodel.pdf4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons