Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32933
Título: Os monstros que sinto em mim, um livro infantil ilustrado sobre sentimentos na infância
Título(s) alternativo(s): The monsters I feel inside, an illustrated children’s book about childhood feelings
Autor(es): Santos, Pablo Querino dos
Bessa, Vinicius Maicol
Orientador(es): França, Ana Claudia Camila Veiga de
Palavras-chave: Livros ilustrados para crianças
Emoções na literatura
Literatura infantojuvenil
Ilustração de livros
Narrativa (Retórica)
Illustrated children’s books
Emotions in literature
Children's literature
Illustration of books
Narration (Rhetoric)
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Pablo Querino dos; BESSA, Vinicius Maicol. Os monstros que sinto em mim, um livro infantil ilustrado sobre sentimentos na infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um livro infantil ilustrado sobre a comunicação e expressão de sentimentos na infância. A compreensão de sentimentos é essencial para o desenvolvimento infantil, e a leitura é um instrumento poderoso para o autoconhecimento. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre livros ilustrados e narrativas visuais voltadas para o público infantil, explorando a importância dessa literatura, seus fatores históricoculturais e características narrativas, servindo como base teórica para a identificação de como áreas do design (animação, audiovisual, fotografia, semiótica e narrativas visuais) podem contribuir com este trabalho. A partir disso, o desenvolvimento do projeto passou pela realização de uma análise de similares e, por fim, pelo desenvolvimento do livro ilustrado, passando pelas etapas de escrita, concepção, ilustração e projeção gráfica da história.
Abstract: This work aims to develop an illustrated children’s book about communication and expression of feelings in childhood. Understanding that feelings is essential for child development, and reading is a powerful tool for self-knowledge. To achieve the proposed objective, we carried out a bibliographical research on illustrated books and visual narratives aimed at children, exploring the importance of this literature, their historical-cultural factors and narrative characteristics, serving as a theoretical basis for the identification of how areas of design (animation, audiovisual, photography, semiotics and visual narratives) can contribute to this work. From this, the development of the project went through the realization of an analysis of similar and, finally, the development of the illustrated book, going through the stages of writing, conception, illustration and graphic projection of the story.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32933
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livroinfantilsentimentoinfancia.pdf18,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons