Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32933
Título: | Os monstros que sinto em mim, um livro infantil ilustrado sobre sentimentos na infância |
Título(s) alternativo(s): | The monsters I feel inside, an illustrated children’s book about childhood feelings |
Autor(es): | Santos, Pablo Querino dos Bessa, Vinicius Maicol |
Orientador(es): | França, Ana Claudia Camila Veiga de |
Palavras-chave: | Livros ilustrados para crianças Emoções na literatura Literatura infantojuvenil Ilustração de livros Narrativa (Retórica) Illustrated children’s books Emotions in literature Children's literature Illustration of books Narration (Rhetoric) |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Pablo Querino dos; BESSA, Vinicius Maicol. Os monstros que sinto em mim, um livro infantil ilustrado sobre sentimentos na infância. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um livro infantil ilustrado sobre a comunicação e expressão de sentimentos na infância. A compreensão de sentimentos é essencial para o desenvolvimento infantil, e a leitura é um instrumento poderoso para o autoconhecimento. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre livros ilustrados e narrativas visuais voltadas para o público infantil, explorando a importância dessa literatura, seus fatores históricoculturais e características narrativas, servindo como base teórica para a identificação de como áreas do design (animação, audiovisual, fotografia, semiótica e narrativas visuais) podem contribuir com este trabalho. A partir disso, o desenvolvimento do projeto passou pela realização de uma análise de similares e, por fim, pelo desenvolvimento do livro ilustrado, passando pelas etapas de escrita, concepção, ilustração e projeção gráfica da história. |
Abstract: | This work aims to develop an illustrated children’s book about communication and expression of feelings in childhood. Understanding that feelings is essential for child development, and reading is a powerful tool for self-knowledge. To achieve the proposed objective, we carried out a bibliographical research on illustrated books and visual narratives aimed at children, exploring the importance of this literature, their historical-cultural factors and narrative characteristics, serving as a theoretical basis for the identification of how areas of design (animation, audiovisual, photography, semiotics and visual narratives) can contribute to this work. From this, the development of the project went through the realization of an analysis of similar and, finally, the development of the illustrated book, going through the stages of writing, conception, illustration and graphic projection of the story. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32933 |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
livroinfantilsentimentoinfancia.pdf | 18,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons