Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Maria Eugênia Nery de-
dc.date.accessioned2023-11-23T21:00:03Z-
dc.date.available2023-11-23T21:00:03Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Eugênia Nery de. Criativas: uma investigação acerca da falta de mulheres nos setores de criação das agências de publicidade brasileiras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32927-
dc.description.abstractIn the historic context where women achievements in the work field seemed to have been surpassed by the feminist movement, they are still rare in the creative department in brazilian advertising agencies. Seeking to promote a reflection upon the lack of women in this sector, this work used bibliographic references on gender and art history studies, aiming to comprehend the historic and social processes that caused inequalities in agencies. The research project resulted in a communicative action which seeks to generate debate about the lack of women in the creative department, as well as to propose a gradual change in the scenario of agencies and therefore a greater participation of women in the creative field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMulheres - Empregopt_BR
dc.subjectMulheres na publicidadept_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAgências de propagandapt_BR
dc.subjectCriação na artept_BR
dc.subjectDesignerspt_BR
dc.subjectWomen - Employmentpt_BR
dc.subjectWomen in advertisingpt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.subjectAdvertising agenciespt_BR
dc.subjectCreation in artpt_BR
dc.titleCriativas: uma investigação acerca da falta de mulheres nos setores de criação das agências de publicidade brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeCreatives: an investigation about the absence of women in the creative field of brazilian advertising agenciespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo contexto histórico em que a conquista das mulheres através do movimento feminista parece ter superado diversos obstáculos no âmbito de trabalho, elas ainda são raras no setor de criação das agências de publicidade no Brasil. Buscando promover uma reflexão sobre a falta de mulheres nesse setor, esse trabalho utilizou referências bibliográficas em estudos de gênero e da história da arte e do design, visando compreender os processos históricos e sociais que causaram desigualdades em agências. O projeto de pesquisa resultou em uma ação comunicativa com o objetivo de gerar o debate sobre a falta de mulheres no departamento de criação, bem como propor uma mudança gradativa no cenário das agências e consequentemente a maior participação de mulheres no departamento criativo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cresto, Lindsay Jemima-
dc.contributor.referee1Cresto, Lindsay Jemima-
dc.contributor.referee2Padilha, Ana Caroline de Bassi-
dc.contributor.referee3França, Maureen Schaefer-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigacaomulheressetorescriacao.pdf41,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons