Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Luiza Lopes-
dc.date.accessioned2023-11-23T20:15:02Z-
dc.date.available2023-11-23T20:15:02Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Luiza Lopes. Jovem, natural & cuidadosa: análise de publicidades de cosméticos da década de 1970 voltadas para o público feminino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32926-
dc.description.abstractRepresentations can either reinforce gender norms, limiting ways of existing, or tension them, expanding the limits for the construction of bodies. Based on these assumptions, this research seeks to understand how female-targeted cosmetics advertisements that circulated in Brazil in the 1970’s reinforced and/or questioned traditional models of femininity. To do só, I use bibliographical research, especially studies about Gender Studies and History of Brazil. Image studies were also contemplated in order to define the analysis model for the advertisements. Based on the advertisements research, the following categories were identified: “natural” beauty; juvenilization and amorous/sexual conquest. The analyses of the three main images of each category and other supporting images were performed. In general, the advertisements analyzed reinforced gender norms, and even when they tried to break the standard, they did not transgress the rules excessively, probably not to harm the sale of their products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPublicidade - Séc. XXpt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectPublicity - 20th centurypt_BR
dc.subjectCosmeticspt_BR
dc.subjectGender identitypt_BR
dc.subjectFeminine beauty (Aesthetics)pt_BR
dc.subjectFemininitypt_BR
dc.titleJovem, natural & cuidadosa: análise de publicidades de cosméticos da década de 1970 voltadas para o público femininopt_BR
dc.title.alternativeYoung, natural & careful: analysis of female-targeted cosmetics advertisements from de 1970’spt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs representações podem tanto reforçar normas de gênero, limitando modos de existir, quanto tensioná-las, ampliando os limites para a construção dos corpos. A partir desses pressupostos, essa pesquisa busca compreender como os anúncios de cosméticos destinados para mulheres, que circularam no Brasil setentista, reforçaram e/ou questionaram modelos tradicionais de feminilidades. Para tanto, faço uso da pesquisa bibliográfica, sobretudo, de Estudos de Gênero e da História do Brasil. Estudos da Imagem também foram contemplados, a fim de definir o modelo de análise dos anúncios publicitários. A partir da pesquisa dos anúncios foram identificadas as seguintes categorias: beleza “natural”; juvenilização e conquista amorosa/sexual. Foram realizadas as análises das três imagens principais de cada categoria e demais imagens de apoio. De modo geral, as publicidades analisadas reforçaram normativas de gênero, e mesmo quando tentaram sair do padrão, elas não transgrediram exageradamente as regras, provavelmente a fim de não prejudicar a venda dos seus produtos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1França, Maureen Schaefer-
dc.contributor.referee1França, Maureen Schaefer-
dc.contributor.referee2Padilha, Ana Caroline de Bassi-
dc.contributor.referee3Cresto, Lindsay Jemima-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisepublicidadescosmeticosfeminino.pdf7,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons