Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32926
Título: Jovem, natural & cuidadosa: análise de publicidades de cosméticos da década de 1970 voltadas para o público feminino
Título(s) alternativo(s): Young, natural & careful: analysis of female-targeted cosmetics advertisements from de 1970’s
Autor(es): Queiroz, Luiza Lopes
Orientador(es): França, Maureen Schaefer
Palavras-chave: Publicidade - Séc. XX
Cosméticos
Identidade de gênero
Beleza feminina (Estética)
Feminilidade
Publicity - 20th century
Cosmetics
Gender identity
Feminine beauty (Aesthetics)
Femininity
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUEIROZ, Luiza Lopes. Jovem, natural & cuidadosa: análise de publicidades de cosméticos da década de 1970 voltadas para o público feminino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: As representações podem tanto reforçar normas de gênero, limitando modos de existir, quanto tensioná-las, ampliando os limites para a construção dos corpos. A partir desses pressupostos, essa pesquisa busca compreender como os anúncios de cosméticos destinados para mulheres, que circularam no Brasil setentista, reforçaram e/ou questionaram modelos tradicionais de feminilidades. Para tanto, faço uso da pesquisa bibliográfica, sobretudo, de Estudos de Gênero e da História do Brasil. Estudos da Imagem também foram contemplados, a fim de definir o modelo de análise dos anúncios publicitários. A partir da pesquisa dos anúncios foram identificadas as seguintes categorias: beleza “natural”; juvenilização e conquista amorosa/sexual. Foram realizadas as análises das três imagens principais de cada categoria e demais imagens de apoio. De modo geral, as publicidades analisadas reforçaram normativas de gênero, e mesmo quando tentaram sair do padrão, elas não transgrediram exageradamente as regras, provavelmente a fim de não prejudicar a venda dos seus produtos.
Abstract: Representations can either reinforce gender norms, limiting ways of existing, or tension them, expanding the limits for the construction of bodies. Based on these assumptions, this research seeks to understand how female-targeted cosmetics advertisements that circulated in Brazil in the 1970’s reinforced and/or questioned traditional models of femininity. To do só, I use bibliographical research, especially studies about Gender Studies and History of Brazil. Image studies were also contemplated in order to define the analysis model for the advertisements. Based on the advertisements research, the following categories were identified: “natural” beauty; juvenilization and amorous/sexual conquest. The analyses of the three main images of each category and other supporting images were performed. In general, the advertisements analyzed reinforced gender norms, and even when they tried to break the standard, they did not transgress the rules excessively, probably not to harm the sale of their products.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32926
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisepublicidadescosmeticosfeminino.pdf7,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons