Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorValério, Jackeline Mondini-
dc.date.accessioned2023-11-22T21:30:27Z-
dc.date.available2023-11-22T21:30:27Z-
dc.date.issued2023-10-10-
dc.identifier.citationVALÉRIO, Jackeline Mondini. Formação continuada para professores de ciências sobre o uso de jogos digitais. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32916-
dc.descriptionAcompanha: Site: ensino de ciências - jogos digitais; Jogo de tabuleiro digitalpt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the perceptions of participating teachers about the development and use of digital didactic games for teaching science in the continuing education of teachers in the final years of elementary school. With the participation of teachers from the Paraná State Department of Education, we proposed a workshop aimed at discussing and developing digital didactic games, using Jamboard, Wordwall and Dice Thrower as technological resources. This is a qualitative study based on the Discourse Analysis proposed by Orlandi, since the data analysis used the writings, speeches and actions of the workshop participants and a questionnaire. This research resulted in the production of two educational products: a booklet containing step bystep instructions for building a digital board game, and a website containing all the content and games produced during the continuing education workshop. Throughout the research, it was noted that continuing education is an effective way of producing digital didactic games in science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos para computadorpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectComputer gamespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleFormação continuada para professores de ciências sobre o uso de jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeContinuous training for science teachers on the use of digital gamespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO intuito desta pesquisa é investigar as investigar as percepções dos professores participantes sobre a elaboração e utilização dos jogos didáticos digitais para o ensino de ciências na formação continuada de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com a participação de docentes da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, propomos uma oficina que visou discutir e desenvolver jogos didáticos digitais, utilizando como recursos tecnológicos o Jamboard, Wordwall e Dice Thrower. Tratase de uma pesquisa de caráter qualitativo com enfoque pautado pela Análise do Discurso proposta por Orlandi, visto que, para a análise de dados foi feito o uso de escritas, falas e ações dos participantes na oficina e de um questionário. Esta pesquisa contou com a elaboração de dois Produtos Educacionais, sendo uma cartilha contendo o passo a passo para a construção de um jogo didático digital de tabuleiro, e um site com todo o conteúdo e jogos produzidos na oficina de formação continuada. Notou se, ao longo da pesquisa, que a formação continuada é um caminho eficaz para a produção de jogos didáticos digitais no ensino de ciências.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-4459-9641pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261835413573371pt_BR
dc.contributor.advisor1Rivelini, Angelica Cristina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1050-8003pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee1Rivelini, Angelica Cristina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1050-8003pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3622391715613904pt_BR
dc.contributor.referee2Suart Júnior, José Bento-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1162-1032pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346188152184645pt_BR
dc.contributor.referee3Klaiber, Michelle Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0127-7373pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4399363131351939pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogosdigitaisformacaoprofessores.pdf857,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogosdigitaisformacaoprofessores_produto_1.pdf191,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogosdigitaisformacaoprofessores_produto_2.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons